Afiliada do SBT em Barra do Garças (MT) destaca trabalho de triagem do SAS Brasil na cidade

A equipe do SAS Brasil que faz a expedição de triagem para o Sertões 2019 está hoje em Barra do Garças (MT), penúltima cidade da viagem e a segunda a ser atendida durante a competição, em agosto. Como está fazendo desde o início e já fez em São Félix do Tocantins (TO) e em São Miguel do Araguaia (GO), o time de voluntários leva ações do projeto Anariá, de ginecologia, atendimentos de dermatologia e a capacitação de professores locais para a realização dos exames de acuidade visual dos alunos.

Hoje a CONews TV, afiliada do SBT na região, acompanhou o trabalho do SAS Brasil na cidade, mostrando a atuação de enfermeiras locais e de voluntários que estão participando da mobilização nas diferentes frentes de ação. A coordenadora médica do SAS Brasil, Adriana Mallet, destaca: “Viemos para tratar câncer e usamos um exame (o Cobas) que detecta a doença 10 anos antes do que o papanicolau consegue”.

O exame mencionado pela médica é cedido pela Roche Diagnóstica, patrocinadora das ações do SAS Brasil desde 2014. A equipe de médicos e dentistas da ONG volta para Barra dos Garças em 26 de agosto. A enfermeira Lídia Maria Rodrigues, que trabalha na cidade, destacou a completa estrutura da unidade móvel do SAS Brasil, montada sobre uma carreta pela Truckvan e adesivada pela Fix Print.

“Trazemos saúde de primeira qualidade para que a prefeitura possa focar nas mulheres que realmente precisam e dispensar aquelas que não precisam de fazer os exames todos os anos”, diz Adriana, que lembra que em agosto a carreta se transforma em um ambiente cirúrgico durante o Sertões 2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *