O SAS Brasil atua desde 2013 e é a ação social oficial do Rally dos Sertões desde o ano seguinte, 2014. Para impactar ainda mais gente, desde 2015 fazemos expedições autônomas para dezenas de cidades de todas as regiões do país. Veja aqui o mapa de todas as nossas expedições.

O SAS Brasil nasceu no Rally dos Sertões. Em 2013, um grupo de 8 voluntários viajou em dois carros levando talentos, uma tenda de campanha e muita energia. No ano seguinte, passamos a ser a ação social oficial da competição, que é a maior prova de offroad do mundo realizada em um só país.

Desde o ano seguinte, 2015, começamos também a fazer ações autônomas, independentes do Sertões. A essência continua a mesma – 4×4, viagem, aventura, belas paisagens, e, é claro, muita saúde, alegria e sustentabilidade. Nessas expedições, escolhemos cidades com IDH baixo ou médio (ou abaixo da média do Estado), população inferior a 20 mil habitantes e carências na saúde pública.

Para as nossas expedições, contamos com algumas forças especiais! A mais importante delas é a nossa rede de voluntários. São profissionais altamente capacitados de várias áreas: médicos, dentistas, enfermeiros, jornalistas, arquitetos, engenheiros, educadores físicos, palhaços etc. Outra é a nossa infraestrutura: atualmente temos quatro contêineres adaptados com consultórios médicos.

Confira onde já estivemos levando saúde, alegria e sustentabilidade

Cada marca no mapa é um punhado de histórias que tocamos e que ajudamos a mudar com as nossas ações. Em cada cidade, centenas ou milhares de pessoas foram impactadas pelas ações. 

O SAS Brasil no Rally dos Sertões. Tradicional prova de off road realizada desde 1992, o Rally dos Sertões percorre cenários de tirar o fôlego nos Estados do sertão brasileiro, com trajeto que muda a cada ano. Desde a 21ª edição, disputada em 2013, o SAS Brasil participa levando ações de saúde e alegria. No ano seguinte, 2014, passou a ser a ação social oficial da prova. Só até a 5ª edição em que participamos, foram mais de 15,4 mil pessoas impactadas em 19 cidades de 13 Estados brasileiros. Para acompanhar os “ralizeiros” e levar ações de curta duração e alto impacto para as populações carentes do entorno do Rally dos Sertões, rodamos desde 2013 quase 23,5 mil km em 63 dias de estrada. Desde 2016, além das ações realizadas durante a prova, fazemos também uma expedição de triagem, em que uma equipe pequena viaja para fazer o reconhecimento do trajeto, entender as carências das cidades que serão atendidas e treinar profissionais locais de Saúde, que fazem, com a equipe SAS Brasil, triagens nas especialidades em que atendemos. 

Quer saber quando é a próxima ação do SAS Brasil? Acompanhe nosso Facebook e fique por dentro!

As expedições autônomas do SAS Brasil. As ações autônomas são realizadas pelo SAS Brasil sem periodicidade definida, sempre em parceria com a administração pública das cidades que visitamos ou com organizações que cuidam da população local. Nos dois casos, nossos voluntários viajam em carros 4×4, levando equipamentos médicos e estrutura completa de entretenimento, além de muita disposição! Além dos carros, caminhões viajam levando os contêineres adaptados com consultórios completos e toda a infraestrutura para o atendimento médico e para a montagem do cinema itinerante.

Saiba mais sobre as expedições realizadas durante o Rally dos Sertões

Confira mais sobre as expedições autônomas

Conheça detalhes de cada uma das cidades já atendidas pelo SAS Brasil