Temos diversas frentes de atuação, sempre pensando em prevenção e na cura de doenças a que as populações estão expostas e no entretenimento para as crianças dessas cidades. A sigla SAS se refere aos nossos três pilares principais: saúde, alegria e sustentabilidade.

SAÚDE
O SAS Brasil foi criado para unir duas paixões. Uma delas é a paixão por cuidar de pessoas. Esse sempre foi um dos pilares centrais da nossa atuação em cidades do sertão brasileiro, região com carências na área da saúde e com alta incidência de doenças. Em diversas expedições autônomas que realizamos desde 2013, levamos o cuidado médico também para populações carentes em outros lugares do Brasil.

Atuamos principalmente com prevenção, cura e educação nas áreas de saúde da mulher, oftalmologia, saúde bucal, oncologia, pediatria e dermatologia. Em cada expedição, um grupo de profissionais da área de saúde, como médicos de várias especialidades, enfermeiros e dentistas, faz atendimento da população local, levando atenção e cuidados médicos a pessoas que muitas vezes jamais puderam fazer exames.

Ah, a segunda paixão que motivou a equipe do SAS Brasil é a de viajar. Nada mal, né?! E você pode vir com a gente, fique de olho nas expedições programadas para viajar também.

ALEGRIA

Se a saúde é a alegria do corpo, a alegria é a saúde da alma. Por isso, além do cuidado médico, no SAS Brasil nós levamos diversão para as crianças das cidades que visitamos em nossas expedições.

Levar saúde e não levar alegria não completaria o cuidado das pessoas. Por isso, em cada comunidade atendida fazemos uma sessão itinerante de cinema, projetando filmes para a criançada. Além disso, ao longo do período em que o SAS Brasil fica em cada local, levamos várias atividades lúdicas e de diversão para entreter os pequenos.

SUSTENTABILIDADE

Estar em uma das regiões do país que mais sofrem com as consequências das mudanças climáticas e com os duros efeitos da seca foi decisivo para pensarmos também em ações de sustentabilidade, como palestras sobre o meio ambiente, criação de hortas orgânicas, e oficinas sobre matérias recicláveis. É a maneira SAS Brasil de diminuir os impactos ambientais das expedições e deixar um legado importante e replicável nas cidades atendidas pela nossa equipe.

 ESPORTE

Também é um dos compromissos do SAS Brasil incentivar a prática esportiva e as atividades físicas nas comunidades atendidas pelas expedições. Algumas das modalidades, como o slackline, são completamente inéditas para a população de várias cidades.

  ÁGUA
A estiagem causada pela forte seca que atinge grande parte do sertão nas últimas décadas fez com que buscássemos atividades para gerar um impacto positivo na vida de famílias prejudicadas pela crise hídrica, como a construção e instalação de cisternas (grandes reservatórios de água) e a doação de filtros de água para cidades sem saneamento básico.

 EDUCAÇÃO
Além de levar saúde e alegria para a população, o SAS Brasil também se preocupa em proporcionar educação a essas comunidades, por meio de palestras sobre saúde da mulher, oficinas de capacitação de agentes locais de saúde, cursos rápidos de primeiros socorros, entre outros.

DOCUMENTÁRIO

Viajar Brasil afora com uma equipe tão variada de profissionais nos dá a surpreendente oportunidade de documentar diferentes realidades e histórias, seja com  fotografia, produção de vídeos ou de reportagens que contam um pouco sobre as experiências vividas durante as expedições.

Além de ser uma importante tarefa, é uma maneira de apresentar a outras pessoas distantes dessa realidade um pedacinho do país que nem sempre está na pauta da mídia tradicional.