Temos diversas frentes de atuação, sempre pensando em prevenção e na cura de doenças a que as populações estão expostas e no entretenimento para as crianças dessas cidades. A sigla SAS se refere aos nossos três pilares principais: saúde, alegria e sustentabilidade.
 

SAÚDE É A ALEGRIA DO CORPO • ALEGRIA É A SAÚDE DA ALMA

E SUSTENTABILIDADE É O MEIO AMBIENTE SAUDÁVEL E ALEGRE

SAÚDE
O SAS Brasil foi criado para unir duas grandes paixões.

Uma delas é a paixão por cuidar de pessoas. Esse sempre foi um dos pilares centrais da nossa atuação em cidades do sertão e do cerrado brasileiros, regiões com carências na área da saúde e com alta incidência de doenças.

Nas diversas expedições autônomas que realizamos desde 2015, levamos o cuidado médico também para populações carentes em outros lugares do Brasil. Conheça o mapa SAS Brasil.  

Atuamos principalmente com prevenção, cura e educação nas áreas de saúde da mulher, oftalmologia, saúde bucal, oncologia, pediatria e dermatologia. Em cada expedição, um grupo de profissionais da área de saúde, como médicos de várias especialidades, enfermeiros e dentistas, faz atendimento da população local, levando atenção e cuidados médicos a pessoas que muitas vezes jamais puderam fazer exames.

Conheça os projetos de saúde do SAS Brasil: Anariá, Ver Magia, Sorrisaria

Ah, a segunda paixão que motivou a equipe do SAS Brasil é a de viajar. Nada mal, né?! E você pode vir com a gente, fique de olho nas expedições programadas para viajar também.

ALEGRIA

Se a saúde é a alegria do corpo, a alegria é a saúde da alma.

Nós já dissemos, mas não custa nada repetir! Por essa razão, além do cuidado médico, no SAS Brasil nós levamos diversão para as crianças das cidades que visitamos em nossas expedições. É uma forma de lembrar que a saúde não precisa ser associada com algo chato, tedioso ou que gera medo. 

Para nós, a coisa é bem simples: levar saúde e não levar alegria não completaria o cuidado das pessoas. Por isso, em cada comunidade atendida fazemos, ao cair da noite, uma sessão itinerante de cinema, projetando filmes para a criançada em uma tela de 180 polegadas acoplada ao nosso contêiner e equipamento de última geração.

Além disso, ao longo do período em que o SAS Brasil fica em cada local, levamos várias atividades lúdicas e de diversão para entreter os pequenos. Os palhaços não faltam nunca.

Na Alegria, a gente tem esporte, tem atividades educativas, lúdicas e culturais. Alguns exemplos: futebol, basquete e vários jogos, oficinas de pintura facial e de desenho, aulas de elaboração de brinquedos sustentáveis, slackline, piscina de bolinhas, cama elástica etc. É um dos compromissos do SAS Brasil incentivar a prática esportiva e as atividades físicas nas comunidades atendidas pelas expedições. Algumas das modalidades, como o slackline, são completamente inéditas para muitas crianças.

E temos o nosso grande momento: logo antes do cinema, voluntários se vestem de super-heróis e fazem uma grande aparição em meio às crianças, que fazem fila para tomar a superfórmula, um comprimido do vermífugo albendazol importantíssimo para combater verminoses comuns nas regiões atendidas.   

SUSTENTABILIDADE

Este é o jeito SAS Brasil de reduzir o impacto ambiental das expedições e deixar um legado importante e replicável.

Estar em algumas das regiões do país que mais sofrem com as consequências das mudanças climáticas e com os duros efeitos da seca tem sido decisivo para pensarmos também em ações de sustentabilidade, como palestras sobre o meio ambiente, criação de hortas orgânicas e oficinas sobre matérias recicláveis, consumo consciente e nossa relação com o lixo.

Além disso, desde 2017 fazemos, em parceria com as secretarias de Meio Ambiente das cidades visitadas, o plantio de mudas nativas de cada região. O número de mudas é calculado a partir da pegada de carbono da nossa caravana, composta por carros, motos, caminhões (que transportam nossos contêineres pelas estradas brasileiras) e até aviões, quando os voluntários chegam de forma independente de algum lugar diferente da base do SAS Brasil, em São Paulo. 


Além desses três pilares centrais, presentes em todas as nossas ações, temos outras iniciativas e crenças importantes que norteiam o nosso trabalho expedição após expedição. Conheça alguns deles:

ÁGUA

A estiagem causada pela forte seca que atinge grande parte do sertão brasileiro nas últimas décadas fez com que buscássemos atividades criativas para gerar um impacto positivo na vida de famílias prejudicadas pela crise hídrica, como a construção e a instalação de cisternas (grandes reservatórios de água) e a doação de filtros de água para cidades sem saneamento básico.

EDUCAÇÃO

Além de levar saúde e alegria para a população e sustentabilidade para as cidades, o SAS Brasil também se preocupa em proporcionar educação a essas comunidades, por meio de palestras sobre saúde da mulher, oficinas de capacitação de agentes locais de saúde, cursos rápidos de primeiros socorros, entre outros. Uma das iniciativas mais novas é a frente do projeto Anariá de saúde e valorização da mulher contra a violência doméstica, que já começa a colher frutos.

REGISTRO

Viajar Brasil adentro com uma equipe tão variada de profissionais altamente capacitados nos dá a enorme oportunidade de documentar diferentes realidades e histórias, seja com fotografia, produção de vídeos ou de reportagens que contam um pouco sobre as experiências vividas durante as expedições.

Além de ser uma importante tarefa, é uma maneira de apresentar a outras pessoas distantes dessa realidade um pedacinho do país que nem sempre está na pauta da mídia tradicional. Isso, é claro, sem falar no trabalho de pautar grandes veículos e publicações locais para que conheçam o trabalho e continuem cobrando da administração pública soluções para a população. 

Temos um grande sonho, por enquanto ainda adiado: o de registrar todo o belíssimo material que colhemos nas nossas expedições desde 2013 em um livro que revele cenas e rostos dos sertões e do cerrado brasileiros, além de contar o impacto que promovemos nessas cidades. Se você acha que pode colaborar com essa iniciativa, entre em contato com a gente!