Desde 2013, quando o SAS Brasil foi criado, temos desenvolvido projetos em diferentes frentes para atender demandas crescentes entre as populações que atendemos. Foi assim que nasceram os projetos AnariáVer Magia e Sorrisaria. Conheça cada um deles.

PROJETO ANARIÁ DE SAÚDE E VALORIZAÇÃO DA MULHER

Com a missão de levar atendimentos ginecológicos de qualidade a mulheres brasileiras entre 30 e 65 anos, com especial foco na prevenção do câncer de colo de útero e educá-las, por meio de palestras preventivas sobre a doença, nasceu o projeto Anariá. O nome faz homenagem a Anariá Recchia, jovem brasileira que faleceu em 2015 após um atropelamento crimoso ocorrido em São Paulo. Anariá inspirou e segue inspirando a equipe do SAS Brasil. Leia mais sobre o projeto Anariá.

PROJETO VER MAGIA

Imagine levar atendimento oftalmológico completo com entrega de óculos de grau a crianças em idade escolar. Imagine, ainda, que elas podem assistir a uma sessão de filme num cinema itinerante montado especialmente para elas ao ar livre em cidades brasileiras com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

Essas são algumas das missões do projeto Ver Magia. Em parceria com ONGs e entidades da indústria ótica, o projeto consegue montar, in loco, os óculos de grau de alta qualidade que são doados para as crianças, sem nenhum custo para os beneficiados, muitos dos quais nunca tiveram a oportunidade de fazer um exame de vista. As crianças passam por completa triagem e exames oftalmológicos e, se apresentam necessidade, saem da ação com os óculos!

Nas expedições realizadas pelo SAS Brasil, o cinema itinerante conta com equipamento de projeção audiovisual de alta definição, tela de 180 polegadas acoplada aos nossos contêineres-consultórios, lentes de alta performance e som Dolby Digital Sourround®, proporcionando uma experiência inesquecível a crianças e jovens de cidades que não têm salas de cinema e que, muitas vezes, nunca tiveram a chance de ver um flme em uma tela grande. Tudo isso, é claro, com pipoca e diversão! Conheça o projeto Ver Magia.

PROJETO SORRISARIA

Não é à toa que a nossa “fábrica de sorrisos” leva o nome de projeto Sorrisaria. Com a participação voluntária de dezenas de dentistas profissionais e de estudantes de odontologia em cada expedição, o SAS Brasil leva ações de educação preventiva sobre saúde bucal, divertidas aulas sobre escovação dos dentes, distribuição gratuita de kits de escovação (com escova e pasta de dentes doados por parceiros) e escovação prática em um divertido “escovódromo”, em que as crianças podem praticar o que aprenderam e depois ensinar em casa.

Os pais também são instruídos sobre a importância da escovação dos dentes de toda a família. Além disso, o projeto Sorrisaria faz atendimentos odontológicos com uma série de procedimentos, incluindo pequenas cirurgias e intervenções estéticas quando há necessidade. No fim do atendimento, a população beneficiada sai sorrindo – muitas vezes, pela primeira vez em muito tempo, uma vez que dentes comprometidos afetam a autoestima dessas pessoas. Leia mais sobre o Sorrisaria.