Com a missão de levar atendimentos ginecológicos de alta qualidade a mulheres brasileiras moradoras de locais isolados do país, com idade entre 30 e 65 anos e especial foco na prevenção do câncer de colo de útero, além de educá-las, por meio de palestras preventivas sobre a doença, nasceu o projeto Anariá. O nome faz homenagem a Anariá Recchia, jovem brasileira que faleceu em 2015 após um atropelamento crimoso ocorrido em São Paulo. Anariá inspirou e segue inspirando a equipe do SAS Brasil.

O projeto Anariá faz atendimentos em cidades brasileiras com pouco ou nenhum acesso a médicos ginecologistas e alta incidência de diagnósticos tardios de câncer de colo de útero. Em consultórios itinerantes, o projeto leva atendimento ginecológico completo, exames de alta tecnologia (teste Cobas®) de triagem do HPV (vírus do papiloma humano) e cirurgias curativas de lesões precursoras da doença em mulheres nessa faixa etária. Com o resultado negativo no teste Cobas®, a mulher tem um prazo de cinco anos sem a necessidade de repetição.

As palestras que realizamos dentro do âmbito do projeto Anariá têm cunho educativo e preventivo, com temas que envolvem a saúde da mulher, como higiene íntima, prevenção de infecções do trato genital e das vias urinárias, de câncer de mama e de colo de útero, entre outros. Além disso, mapeamos as mulheres por meio de questionário de avaliação de risco para 12 doenças. Fazemos também orientação jurídica sobre violência doméstica contra a mulher em ações focadas na conscientização da população.

No projeto Anariá, o SAS Brasil tem o patrocínio da Roche Farmacêutica, que fornece os kits de exames Cobas®, e da AmigoH, braço filantrópico do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, e a parceria do Hospital de Câncer de Barretos, que faz a leitura dos exames de HPV e das biópsias, e da Clínica Pinotti, que produz as cartilhas sobre saúde da mulher e os questionários de avaliação de risco para doenças).

Conheça os nossos patrocinadores e parceiros.