Odontologia e educação bucal para crianças

O Sorrisaria é o projeto de odontopediatria do SAS Brasil para crianças de 2 a 15 anos de idade. Gostamos de dizer que o Sorrisaria é a nossa fábrica de sorrisos.

Por meio desse projeto, que conta com a participação de dentistas e estudantes de odontologia, procuramos promover prevenção e assistência em saúde bucal. Nosso público participa de uma série de atividades.

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde de 2013 (*), 40% dos brasileiros perdem todos os dentes depois dos 60 anos. O país que tem mais dentistas no mundo é também o país dos banguelas, em que milhões de pessoas ainda praticam métodos da Idade Média para lidar com a dor.

No Brasil, a questão dentária é chave para compreender a desigualdade social e a pobreza.

Para lidar com essa realidade e porque acreditamos na educação como promotora de mudanças, atuamos com as seguintes frentes:

1. Atividade educativa: todas as crianças participantes das ações do SAS Brasil são convidadas para assistir a palestras lúdicas sobre a importância da saúde bucal e técnicas de higiene.

2. Escovação supervisionada: a seguir, depois de aprender na teoria, as crianças recebem um kit de higiene bucal, com a qual escovam os dentes de acordo com orientações da palestra e sob supervisão de voluntários.

3. Triagem: durante a escovação, os dentistas voluntários realizam exame clínico para avaliar a necessidade de realizar algum procedimento clínico; a partir daí, as crianças passam por fluoretação dos dentes ou seguem para a clínica.

4. Clínica: no atendimento clínico, emergências e casos em que as crianças apresentam dor têm prioridade. De acordo com a estrutura oferecida no local, podemos realizar de restaurações a tratamentos de canal. Para que o tratamento tenha consistência e acompanhamento, contamos com o apoio das secretarias locais de Saúde para encaminhar casos que necessitem atendimento especial.

5. Flúor: considerado o melhor método de prevenção de cárie dental, o flúor é aplicado de forma supervisionada pelos dentistas voluntários em todas as crianças com risco elevado de cárie.