Organização social com médicos voluntários fará ação para colocação de DIU, atendimento dermatológico e triagem de pacientes com diabetes; expectativa é beneficiar mais de 800 pessoas

A startup social sem fins lucrativos SAS Brasil, em parceria com a Redes da Maré, realizará uma ação presencial entre os dias 13 e 16 de julho no Complexo da Maré, Rio de Janeiro. O objetivo principal do mutirão será a implantação de DIU em mulheres previamente selecionadas em um programa de planejamento familiar com os membros da comunidade, o projeto Casa das Mulheres.

Além disso, haverá atendimento dermatológico exame de fundo de olho, este último com foco em pacientes com diabetes. A ação contará com duas Unidades Móveis de Saúde da SAS Brasil, carretas itinerantes adaptadas com consultórios para a realização de consultas, exames e procedimentos.

Os atendimentos serão realizados de forma presencial por uma equipe de mais de 30 voluntários, entre profissionais de saúde, estudantes e profissionais de outras áreas de atuação. Após a ação presencial, o acompanhamento será realizado por meio da telessaúde da SAS Brasil, que desde 2013 atua levando atendimento gratuito para regiões carentes de acesso à saúde especializada.

Com ações presenciais e remotas, a organização já alcançou mais de 320 cidades, em 24 estados brasileiros e beneficiou mais de 290 mil pessoas, em mais de 30 especialidades de saúde. Apenas no Complexo da Maré, a SAS Brasil já realizou mais de 15 mil teleatendimentos desde 2020, quando iniciou o atendimento por telessaúde na região com o projeto Conexão Saúde, parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Conselho Comunitário de Manguinhos, Redes da Maré, Dados do Bem, SAS Brasil e União Rio.

A ação acontecerá na Rua Dezessete de Fevereiro, 206, em Bonsucesso, no Rio de Janeiro/RJ, CEP 21042-760, no galpão que fica em frente ao Espaço Normal da Rede da Maré (rua do antigo Bob’s, entre a passarela 8 e 9).