Organização social realiza mais de 4 mil atendimentos para população brasiliense e reduz fila de espera do SUS

Mutirão de atendimento realizado pela caravana de voluntários SAS Brasil estacionou suas Unidades Móveis de Saúde na capital federal para deixar um legado de transformação, saúde e alegria

Nos últimos dias a Arena BRB Mané Garrincha ganhou um novo significado, o de transformação. Durante três dias, mais de 1.000 brasilienses participaram de um mutirão de atendimentos realizado pela organização social SAS Brasil, que há mais de uma década viaja o país levando saúde especializada para quem não tem. A ação que está acompanhando a rota do Sertões, o maior rally das Américas, teve como foco atendimento nas especialidades de oftalmopediatria e dermatologia cirúrgica

“Se não fosse a SAS Brasil, meu filho ia ficar sem óculos”, compartilhou Juciela Moreira, uma mãe atípica que acompanhou o filho Mateus Cauã, de 5 anos. O paciente mirim que tem diagnóstico de autismo nível 2 foi uma das 233 crianças que receberão a doação dos óculos de grau nos próximos meses. Ao final dos três dias de atuação, 844 crianças que estavam na fila de regulação do Sistema Único de Saúde puderam passar pelo atendimento da organização social. 

   

As histórias de transformação não se limitaram aos atendimentos de oftalmopediatria. Maria Cleuza, de 75 anos, aguardava há mais de um ano pela consulta com o dermatologista e pode passar pela consulta e um procedimento cirúrgico para investigar uma possível lesão de câncer de pele “Nunca tinha me consultado com uma dermatologista e hoje tive o privilégio de ter duas”, compartilhou a brasiliense. 

Juntamente com as duas especialidades, também foram realizados atendimentos em ortopedia e psicologia. No total, a caravana que estacionou na capital federal com duas Unidades Móveis de Saúde, realizou 4.040 atendimentos, beneficiando diretamente 3.093 pessoas. Com a finalização da ação em Brasília, a jornada da transformação de acesso à saúde especializada na rota do Sertões BRB segue para mais três cidades, Santa Maria da Vitória (BA), Cavalcante e Formosa (GO). 

 

Ana Beatriz Arruda & Júlia Batista