SASers: Os agentes da transformação do acesso à saúde especializada no Brasil 

Desde 1985, o dia 5 de dezembro tem um significado especial. Dedicado a celebrar aqueles que movidos pela solidariedade e vontade de fazer a diferença, dedicam parte do seu tempo para ajudar o outro, a data internacional comemora o trabalho dos voluntários. O dia tem um espaço especial no calendário da SAS Brasil, afinal, desde 2013 somos movidos pelos nossos voluntários, os SASers. 

Um levantamento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua de 2022, revelou que cerca de 7,3 milhões de brasileiros participaram de atividades voluntárias, representando 4,2% da população com 14 anos ou mais. Ao longo da nossa história, já foram mais de 5 mil pessoas que em algum momento da jornada se tornaram SASers. 

E é para cada uma dessas pessoas que aceitaram a missão de levar saúde com alegria para quem mais precisa, que celebramos o dia de hoje com uma homenagem especial. Escrita pela estudante de jornalismo, Júlia Batista, o texto, que inspirou a narração do vídeo da organização para a data, traz à tona o que é ser um voluntário na SAS Brasil e o verdadeiro sentido de vestir a camiseta laranja. Confira:

Para muitas crianças, famílias, comunidades, essas pessoas são super-heróis. Cheios de afeto, eles oferecem abraços capazes de acolher a alma. E por um instante, deixam uma marca inesquecível. Quer fazer eles bem? Mostre um sorriso! É o mais precioso presente de um voluntário. 

Em 6 palavras, diria que são Sensíveis, por que se importam com o desconhecido. Acolhedores, por que abraçam de maneira mais genuína. Sorridentes, eles acreditam que a alegria é a saúde da alma. Empáticos, pois não há quem sinta a dor do outro como eles. Resilientes, não importa onde, quando ou como quando o assunto é levar saúde para quem mais precisa e Sonhadores, porque acreditam em um mundo melhor;

S-A-Sers, é como são chamados os agentes da transformação do acesso à saúde especializada no Brasil.

A todos os voluntários, o nosso muito obrigada!