A SAS Brasil é uma startup social e instituição de saúde do Terceiro Setor que, desde 2013, atua em cidades carentes de acesso a médicos especialistas, levando atendimento médico gratuito e impactando diretamente a fila de espera por consultas especializadas nessas regiões. 

Manifesto 2023: Uma década de transformação

Quantas transformações cabem em uma década? Em 2013, a SAS Brasil era apenas um sonho da médica Adriana Mallet e da consultora Sabine Zink, que reuniram um grupo de seis amigos para levar saúde, com alegria, para cidades que estavam na rota do Sertões, o maior rally das Américas. Uma década depois, o sonho do casal Adriana e Sabine se transformou em projeto de vida e o trabalho das empreendedoras sociais foi reconhecido e premiado no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. Um reconhecimento aos mais de 200 mil atendimentos presenciais e remotos, realizados  em mais de 300 cidades de 25 estados do país até janeiro de 2023. 

Mas, queremos ir além. Nossa missão é transformar o acesso à saúde especializada no Brasil e isso não é uma tarefa fácil em um país onde mais de 65 milhões de pessoas vivem em regiões sem acesso a médicos especialistas. Para isso, apostamos em soluções e modelos de atuação planejados, validados e executados ao longo de uma década de aprendizados, conquistas e resolutividade. 

Com expedições itinerantes, atuações perenes e a telessaúde, levamos saúde, com alegria, para quem mais precisa. Muito além do assistencialismo, a SAS Brasil atua para impactar diretamente as filas de espera e demandas reprimidas do SUS para consultas, exames, procedimentos e cirurgias especializadas.  Nosso modelo de atuação, batizado de Saúde 1.5, atua como uma engrenagem entre a atenção primária, dos postos de saúde, e a atenção secundária, de atendimento especializado. Ao levar mais de 20 especialidades de saúde para regiões onde o acesso a médicos especialistas pode demorar mais de dois anos, além de diminuir o tempo de espera, a SAS Brasil encurta as distâncias. Em média, pacientes das cidades atendidas pela organização nesses últimos dez anos precisam se deslocar mais de 200 km para conseguir consultas com médicos especialistas nas capitais ou cidades de referência. 

Atualmente, o foco da SAS Brasil em ações itinerantes é realizar o diagnóstico e tratamento precoce do câncer de colo de útero e do câncer de pele e garantir que crianças de 0 a 14 anos enxerguem o mundo com novos olhares e detalhes, com o Projeto Ver Magia, e que não tenham mais medo ou vergonha de sorrir após passarem na nossa fábrica de sorrisos, o projeto Sorrisaria. Os atendimentos acontecem nas Unidades Móveis de Saúde, carretas adaptadas com consultórios médicos e odontológicos. Com a telessaúde, também estamos garantindo que milhares de pessoas tenham acesso, pela primeira vez na vida, a um acompanhamento em saúde mental. 

A SAS Brasil também atua ao longo de todo o ano, de forma fixa, em cidades onde estão instaladas as Unidades de Telemedicina Avançada, conteineres adaptados com estrutura para atendimentos presenciais e remotos. Nessas regiões, a organização atua com modelos inovadores de acesso. Fomos pioneiros na realização de teleultrassonografias, que são parte da linha de cuidado materno-infantil e permitem que gestantes façam o acompanhamento pré-natal, com apoio de uma equipe local treinada para manipular os equipamentos que realizam o exame, sob orientação e acompanhamento em tempo real de especialistas à distância. Nas cidades onde a SAS Brasil possui UTAs instaladas, também são realizadas linhas de cuidado para pacientes com condições crônicas, como diabetes, hipertensão e obesidade. O foco para esse público é o diagnóstico e acompanhamento integral e multidisciplinar para os pacientes. 

Tudo isso só é possível graças aos SASers, que mais do que voluntários, são pessoas que compartilham não apenas o sonho mas o mesmo propósito de fazer a diferença. Aos protagonistas do futuro, profissionais que viram no terceiro setor um espaço para construir uma carreira de sucesso. Aos parceiros e doadores, que investem no impacto da nossa organização. Aos semeadores, responsáveis diretos pela disseminação e acolhimento da SAS Brasil nas localidades atendidas. E, claro, a figura mais importante de todas: os pacientes que nos recebem sempre com um sorriso no rosto e fazem tudo valer a pena. 

A primeira década já foi. Agora, é hora de continuar o crescimento exponencial. E, para isso, não temos medo de sonhar alto. É hora de mirar na lua! Para os próximos anos, queremos apostar na disseminação das nossas soluções de acesso, chegando em todas as regiões do país de maneira perene, saltando de 4 UTAs para 480 e o primeiro passo é fazer com que elas se tornem não apenas um local para atendimento, mas também uma referência para formação de profissionais em saúde, inovação e acesso! Também queremos estourar o champanhe e celebrar mais de um milhão de atendimentos e construir as bases da nossa sustentabilidade financeira. Para isso, acreditamos na potência de expansão dos nossos ativos, a partir da criação do Grupo SAS, formado por empresas sociais, com três frentes de atuação: assistência, tecnologia e educação. Na assistência, a SAS Brasil segue garantindo atendimento gratuito para quem mais precisa. Na frente de tecnologia, a health tech SAS Smart segue focada na criação de tecnologias que garantam o acesso à saúde, como o SIAS, premiado sistema de telemedicina utilizado pela SAS Brasil desde o início da pandemia de covid-19 e que atualmente já é utilizado por grandes organizações e pela prefeitura de Campinas, em São Paulo e na frente de educação, apostamos em modelos de ensino que contribuam ativamente para a formação de profissionais de saúde mais humanos, resolutivos e inovadores.

 Parece muito, né? Mas, sabemos que nosso propósito e valores seguem intactos e que não estamos sozinhos. Nessa última década, o sonho que começou em 2013 com a Sá e a Dri foi compartilhado com centenas de pessoas e é por elas que temos certeza que podemos sonhar ainda mais alto! Por isso, em 2023, convocamos todos os SASers, que já sentiram na pele a potência de levar saúde, com alegria, Brasil adentro, para fazer deste ano e da próxima década o período de maior impacto da história da SAS Brasil. 

Quantas pessoas ainda não conhecem o nosso trabalho? Queremos mostrar para o mundo a potência do que estamos construindo juntos e você pode ser a ponte que faltava para que a SAS Brasil esteja na sua faculdade, empresa ou cidade. 

Vamos juntos? Vamo que vamo!