O cuidado com a saúde não precisa ser chato

No SAS Brasil temos uma frase que adoramos: assim como a saúde é a alegria do corpo, a alegria é a saúde da alma. Por essa razão, além do cuidado médico, levamos diversão para as crianças das cidades que visitamos em nossas expedições. É uma forma de lembrar que a saúde não precisa ser associada com algo chato, tedioso ou que gera medo.

Para nós, é bem simples: levar saúde e não levar alegria não completaria o cuidado das pessoas. Por isso, ao longo de todo o período das ações fazemos uma série de atividades lúdicas, culturais, de entretenimento e esportivas para que as crianças tenham uma experiência inesquecível desse dia de cuidados com a saúde.

Na Alegria, oferecemos atividades como futebol, basquete, slackline e vários jogos, oficinas de pintura facial e de desenho, aulas de elaboração de brinquedos sustentáveis – em parceria com a Sustentabilidade – e, para os menores, piscina de bolinhas e cama elástica. Incentivar a prática esportiva e a atividade física nos locais atendidos é um dos compromissos do SAS Brasil. Algumas das modalidades, como o slackline, são completamente inéditas para muitas crianças. Palhaços voluntários completam a diversão.

Ao cair da noite, quando todos já estão cansados de correr e brincar, com os rostos pintados e muito carinho no coração, acontece um momento mágico: crianças de todas as idades são convidadas para assistir a uma sessão itinerante de cinema, com um filme projetado em uma tela gigante acoplada às nossas unidades móveis e com equipamento de última geração. Para muitas, é um momento totalmente inédito. Para aquelas que receberam os óculos no projeto Ver Magia, é o momento em que se divertem enxergando melhor.

Logo antes do cinema, enquanto montamos a estrutura de projeção, voluntários se vestem de super-heróis e fazem uma grande aparição em meio às crianças. Os pequenos fazem fila para tomar a “superfórmula”, um comprimido de vermífugo essencial para combater verminoses comuns nas regiões atendidas. É o jeito SAS Brasil de aliar saúde e alegria e de garantir que ninguém fique de fora.