Ginecologia e valorização da mulher

A frente de ginecologia faz o rastreamento de lesões precursoras do câncer de colo de útero, uma das doenças que mais matam mulheres no Brasil.

Nossa equipe de campo se desloca para diferentes locais, coletando exames de Papanicolau, Cobas® e Tele Colposcopia, que serão analisados por nossos ginecologistas para definição de condutas e/ou encaminhamentos. As mulheres que têm o resultado negativo para HPV podem ficar até 5 anos sem voltar para a fila da saúde pública nas cidades em que visitamos.

Quando necessário, as pacientes são convocadas para teleconsultas com nossos especialistas e, muitas vezes, convocadas para nossos Mutirões de Saúde, que são ações presenciais montadas com as Unidades Móveis de Saúde, para intervenção e pequenos procedimentos para casos identificados previamente.

| A diferença de um bom atendimento

Lá no Vão de Alma (comunidade quilombola) não tem atendimento. Qualquer dor que sentir tem que vir correndo para a capital. Mas, uma consulta igual essa eu nunca tinha feito não. Fui muito bem tratada, todo mundo com educação. Foi um presente.

| A primeira vez no ginecologista

“Ginecologista eu nunca fui. Eu nunca tinha nem ouvido falar que aqui tinha ginecologista. É a primeira vez que eu estou vindo. é uma ótima oportunidade para as mulheres da cidade”

| Cuidando de mãe e filha

“Eu tive a minha filha com 17 anos e como foi cedo eu tive que parar os meus estudos, a minha faculdade. Então eu achei melhor quando ela completasse a mesma idade, colocar o DIU para não engravidar e acontecer a mesma coisa que aconteceu comigo e ela poder escolher quando ela for querer ter um filho”