Loading...
Agende sua doação de sangue em Goiânia e Brasília2021-11-26T08:41:57-03:00
Hemocentro Itinerante SAS Brasil

Agende sua doação de sangue no Centro-Oeste!

Sua atitude salva vidas!

Depois de passar por Rio de Janeiro e Minas Gerais, o Hemocentro Itinerante SAS Brasil – Drogarias Pacheco vai estar no Centro-Oeste, em Goiânia e Brasília. Venha fazer a sua parte!

Como efeito da pandemia, os estoques de sangue nos hemocentros estão em níveis muito baixos. Vários vêm enfrentando dificuldades e fazendo apelos por doações. Sua doação de sangue salva vidas. É um ato de amor, que agora pode ser feito em qualquer lugar!

Nossa carreta estará em Goiânia entre os dias 16 e 19 de novembro e em Brasília, entre 22 e 26 de novembro. Depois, será a vez de cidades na Grande São Paulo, interior e litoral paulistas! Aguarde informações!

Faça parte do movimento! Ao realizar a sua doação, compartilhe uma foto no Instagram com as hashtags #soudoadordesangue e #hemocentroSASBrasil! Não se esqueça de marcar a gente: @sasbrasil4x4.

O Hemocentro Itinerante é uma ação SAS Brasil, com patrocínio da Drogarias Pacheco. Em Goiás, a iniciativa tem apoio técnico do Hemocentro de Goiás e parceria do governo do Estado e da Prefeitura de Goiânia. No Distrito Federal, nosso parceiro técnico é a Fundação Hemocentro de Brasília, com parceria do JK Shopping DF.

Acesse as nossas redes sociais

Realização
SAS Brasil
Patrocínio
Drogaria Pacheco
Parceiros locais

Hemocentros parceiros

Acompanhe o andamento das doações direto da nossa carreta*
0
pessoas já vieram e fizeram a doação
0
pessoas potencialmente beneficiadas
0
litros de sangue coletados
0
km rodados

*Atualizado diariamente
Última atualização: 25.nov.2021 às 20h
Inclui os dados das doações no RJ e em MG

Escolha a data e agende sua doação

Para a segurança de todos, evitando aglomerações, a doação deve ser agendada previamente. Escolha abaixo a cidade e a melhor data para você. Em breve, novas cidades serão adicionadas. Fique de olho!

No dia da doação, não se esqueça: o uso da máscara é obrigatório. Cada dia tem horários diferentes. Se não encontrar horário em alguma data, tente em outra. 😉

Brasília/DF (22 a 26/11)

Se você não visualiza a agenda abaixo, agende no Calendly


Tire suas dúvidas
Posso doar sangue depois de tomar a vacina contra a covid-19?2021-09-09T15:53:25-03:00

Para fazer a doação após ser vacinado, seja com imunizantes contra a covid-19 ou com qualquer outra, é necessário esperar um período, que varia de vacina a vacina. Se você tomou vacina contra a covid-19, esses são os prazos:

  • Coronavac (Sinovac/ Instituto Butantan): 48 horas após cada dose
  • Pfizer (BioNtech): 7 dias após cada dose
  • AstraZeneza (Oxford/ Fiocruz): 7 dias após cada dose
  • Janssen-Cilag: 7 dias após a dose única

Se você tomou vacinas contra a covid-19 fora do Brasil, esses são os prazos:

  • Sputinik V (Gamaleya): 7 dias
  • Covaxin (Bharat Biotech): 48 horas
  • Moderna (Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas): 7 dias

No caso de vacinas contra a gripe, é preciso esperar 48 horas. Se você foi vacinado contra sarampo ou tétano, o prazo para poder doar sangue é de 1 mês.

Para que não haja desabastecimento dos estoques, os hemocentros recomendam que as pessoas doem antes de receber as vacinas, uma vez que a doação de sangue é segura e não contraindica a vacinação.

O que é preciso para doar sangue?2021-09-13T12:01:21-03:00

Para doar sangue você deve ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 kg. No momento da doação, é preciso apresentar documento oficial, como RG, CNH etc. O documento deve obrigatoriamente ter a foto do doador.

Menores de 18 anos só podem doar com autorização formal (baixe nos links abaixo) e com documento original ou cópia autenticada do responsável legal (algumas cidades exigem que o menor esteja acompanhado do responsável no dia da doação).

Aos idosos (acima de 60 anos), nossa recomendação é que continuem em casa e façam a doação apenas quando o distanciamento social provocado pela pandemia for afrouxado pelas autoridades. Idosos já vacinados com as duas doses (ou a dose única) ou que tenham tomado a dose de reforço podem doar (veja pergunta sobre prazos para doar após as vacinas).

Se você tiver febre, diarreia recente ou sintomas de gripe ou resfriado, não será possível doar. Grávidas e mulheres no pós-parto também não podem doar.

É seguro doar sangue?2020-06-30T21:34:39-03:00

Sim! Todo o material usado pela nossa equipe é esterilizado e descartado corretamente após o uso. Além disso, antes de doar você passará por uma triagem rápida, em que os profissionais farão uma avaliação das suas condições clínicas. Em tempos de pandemia, a nossa carreta está adaptada para ser segura, evitando aglomerações e mantendo o distanciamento físico recomendado pelas autoridades sanitárias! Também temos à disposição álcool em gel para higienização das suas mãos.

Para onde é destinado o sangue coletado no Hemocentro Itinerante?2021-11-04T19:37:23-03:00

Em cada UF em que realizamos as coletas, as bolsas de sangue coletadas são destinadas para os nossos hemocentros parceiros, que também são os responsáveis técnicos pela coleta na carreta. Saiba quem é o hemocentro parceiro em cada caso:

Devo estar em jejum para doar sangue?2021-10-25T14:53:41-03:00

Não, muito pelo contrário! É importante que você se alimente normalmente antes da doação. Uma recomendação é que se evite comidas gordurosas quatro horas antes da doação. E se você for doar após o almoço, será preciso esperar cerca de duas horas até poder doar. Após a doação você receberá um lanche!

Algum tipo de sangue é mais procurado?2021-09-09T18:32:19-03:00

Em função da pandemia, os bancos de sangue estão com estoques muito baixos da maioria dos tipos sanguíneos. Por isso, não importa se o seu sangue é A, B, AB ou O, positivo ou negativo! Sua doação certamente poderá ajudar muita gente!

A título de curiosidade, segundo a Fundação Pró-Sangue, os bancos de sangue estão com níveis em estado crítico em função da pandemia. O único tipo com nível estável é o AB+, menos comum na população brasileira (cerca de 3%). Os grupos mais comuns no país são o O e o A (87%). O B responde por 10%. Cerca de 85% dos brasileiros têm Rh positivo. (fontes: Folha de S.Paulo e G1)

É preciso levar algum documento para a doar sangue?2020-06-30T21:32:20-03:00

Sim. Para poder doar você fará um cadastro e, para isso, será necessário apresentar documento original com foto, expedido por um órgão oficial, como carteira de identidade (RG ou RNE), passaporte, carteira de trabalho, carteira de identidade de profissional, habilitação com foto (CNH) ou certificado de reservista.

De quanto em quanto tempo posso doar sangue?2020-06-30T22:34:38-03:00

Depende do seu gênero. Se você é homem, o intervalo mínimo entre doações é de 60 dias, o que significa que você poderá doar até 4 vezes dentro do período de um ano (12 meses). Mulheres precisam de um intervalo um pouco maior, de 90 dias – por isso podem doar até 3 vezes ao longo de 12 meses. Se você já fez uma doação há pelo menos 3 meses, considere conhecer o nosso hemocentro itinerante e fazer uma nova doação!

Quanto sangue é coletado em cada doação?2020-06-30T21:34:32-03:00

Se você vai fazer a sua primeira doação, serão coletados cerca de 400 ml de sangue, além do material utilizado para exames laboratoriais. Em geral, cada doador recorrente (você pode doar de tempos em tempos!) doa cerca de 450 ml de sangue. Essa quantidade parece pequena, mas é suficiente para encher uma bolsa de sangue, volume que ajuda a salvar a vida de até 4 pessoas, porque ele é separado em plaquetas, glóbulos vermelhos, plasma e crioprecipitado.

Quanto tempo dura a doação?2020-06-30T22:10:36-03:00

Entre a sua chegada no nosso hemocentro itinerante e a sua saída, cerca de 40 minutos. Você fará um rápido cadastro, terá seus sinais vitais aferidos, fará um teste de anemia, passará por uma triagem clínica. Só então ocorrerá a coleta do sangue, o que leva entre 15 e 20 minutos. Em seguida, receberá um lanche e ficará em repouso por alguns minutos antes de ser liberado!

Que exames serão realizados com o meu sangue?2021-10-27T12:08:27-03:00

Os hemocentros com quem estamos trabalhando nas diferentes cidades fazem uma série de exames no sangue coletado. As checagens são importantes para garantir a segurança de quem vai receber o material. Os exames realizados são tipagem sanguínea ABO/Rh, hemoglobina anormal, anticorpos anti-eritrocitários irregulares, hepatites B e C, doença de Chagas, sífilis, HTLV I e II e HIV. No momento da doação, você será informado sobre como poderá obter os resultados.

Como posso saber o resultado dos exames realizados no meu sangue doado?2021-10-27T13:49:58-03:00

 

Se você quer saber o resultado dos exames realizados (exame sorológico, tipo sanguíneo etc.) no sangue doado, basta entrar em contato diretamente com cada hemocentro parceiro. Como as informações são sigilosas, e só você pode ter acesso a elas, a SAS Brasil não tem essa informação. Saiba como entrar em contato com os nossos parceiros:

Doar sangue dói?2020-06-30T22:22:36-03:00

Depende, porque cada um percebe a dor de forma diferente. Para retirar o sangue, é preciso puncionar a veia, mas isso acontece mais rápido que um piscar de olhos! Todo o tempo restante é tranquilo e haverá profissionais treinados para te ajudar se for preciso!

Em quanto tempo o organismo repõe o sangue doado?2020-06-30T22:26:01-03:00

É tão rápido que você só precisa dormir e acordar 3 vezes! O organismo leva cerca de 72 horas após a doação para repor o volume de sangue doado.

O que é feito com o sangue que doamos?2021-09-08T21:10:11-03:00

Após a coleta do sangue, o conteúdo da bolsa é fracionado em componentes sanguíneos (plaquetas, glóbulos vermelhos, plasma e crioprecipitado). Esses componentes são liberados para uso somente após o resultado dos exames sorológicos. Uma única bolsa de sangue doado pode beneficiar até quatro pacientes.

Quem não pode doar sangue?2020-07-01T15:19:34-03:00

Em alguns casos, a doação de sangue não é permitida, para garantir a segurança dos pacientes. Não podem doar sangue pessoas com doença de Chagas ou malária, quem teve hepatite após os 11 anos de idade, quem tenha evidência clínica ou laboratorial de doenças sexualmente transmissíveis, como hepatite B ou C, aids (vírus HIV), doenças ligadas ao vírus HTLV I ou II.

Posso doar sangue se tenho tatuagens?2021-10-18T17:27:17-03:00

Sim, mesmo com tatuagem, é possível doar sangue. No entanto, será preciso aguardar um período de 12 meses desde o momento da tatuagem para poder realizar a doação. A mesma regra vale para maquiagem definitiva ou micropigmentação de sobrancelha.

Quem somos

A SAS Brasil atua desde 2013 em regiões remotas do país, levando saúde especializada, com alegria, para quem mais precisa. Já atendemos centenas de milhares de pessoas em todas as regiões brasileiras. Com a pandemia, passamos a atender de forma remota, por telemedicina, permitindo que tanto os pacientes como os médicos e psicólogos ficassem em casa. Já rodamos dezenas de milhares de km pelas estradas do Brasil profundo. Acesse a página principal do Hemocentro Itinerante.

A Drogarias Pacheco nasceu no RJ, tem 129 anos de história e se orgulha de ser a marca de confiança dos cariocas. Em 2011, uniu-se à Drogaria São Paulo, também tradicional entre os paulistas, e juntas formaram o Grupo DPSP, que difundiu ambas as marcas pelo país e hoje está presente em 8 estados e no Distrito Federal, em mais de 230 municípios, com uma rede de quase 1.400 lojas. Saiba mais.

Ir ao Topo