Na nossa última live, ontem (21) no Instagram, nossa equipe deu sugestões de livros, filmes, documentários, séries e palestras TED para ajudar a passar o tempo durante esse período de quarentena em que todos estamos. Se você perdeu alguma sugestão ou se quer saber mais, aqui vão todas as informações! O importante, agora, é ficar em casa! Se tiver alguma dica para dar, deixe nos comentários e podemos incluir! Aproveite para passear pelos links!

Documentário

O título da nossa recomendação é “Quem se importa“, documentário dirigido e roteirizado por Mara Mourão, mesma diretora do documentário “Doutores da Alegria”. Como contamos na nossa live, “Quem se importa” foi o filme que motivou a criação do SAS Brasil, em 2013! O documentário, filmado em sete países, apresenta diversas histórias de empreendedorismo social e traz entrevistas inspiradoras, como a do Nobel da paz Muhammad Yunus e a de Bill Drayton, fundador da Ashoka. Assista ao trailer:

Filme

Nossa sugestão de filme é o belíssimo “O menino que descobriu o vento“, produção original da Netflix. O longa é inspirado na autobiografia The Boy Who Harnessed the Wind: Creating Currents of Electricity and Hope e conta a história real de William Kamkwamba, um menino de 13 do Malaui, país na África oriental, que está cansado de ver as plantações não vingarem em meio a uma seca infinita no país. Em uma pequena biblioteca local, Kamkwamba aprende sobre engenharia e energia eólica e decide construir, sozinho, um sistema de moinho e de bombeamento de água que transforma a vida dos moradores de sua aldeia.

Notícias sobre o meu moinho se espalharam pelo mundo, e graças ao livro e a alguns generosos apoiadores, pude voltar à escola e fazer melhorias muito necessárias na minha aldeia, como instalar painéis solares e perfurar um poço para limpar água potável.

Bônus: leia uma entrevista com William Kamkwamba no HuffPost Brasil

Livros

Durante a nossa live de ontem, Adriana Mallet e Sabine Bolonhini, nossas fundadoras, também deram duas sugestões de leituras. Uma delas é O Jeito Harvard de ser feliz: O curso mais concorrido da melhor universidade do mundo, de Shawn Achor. “Você não precisa ter sucesso para ser feliz, mas precisa ser feliz para ter sucesso”. Com essa frase, o livro costura a teoria de que é a felicidade que impulsiona o sucesso, e não o contrário, como gostamos de acreditar. Pelo menos é o que apontam rigorosas e recentes pesquisas nos campos da psicologia positiva e da neurociência.

“Quando somos positivos, o nosso cérebro se envolve mais, torna-se mais criativo, motivado, energizado e produtivo no trabalho”.

O segundo título é o livro Comece pelo porquê: Como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir, de Simon Sinek, que sustenta a tese de que a resposta para pessoas e organizações mais inovadoras, admiradas e lucrativas do que outras está no forte senso de propósito que as inspira a darem o melhor de si para uma causa expressiva – o porquê. Ao publicar esse livro, o autor iniciou um movimento que tem ajudado milhões de pessoas a encontrar um sentido maior no próprio trabalho e, assim, inspirar colegas e clientes.

Existem líderes e existem aqueles que lideram. Com apenas 6% de participação de mercado nos EUA e cerca de 3% em todo o mundo, a Apple não é a maior fabricante no segmento de computadores pessoais. No entanto, a companhia lidera a indústria de computadores e agora também outros setores. As experiências de Luther King não foram exclusivas, mas foi ele quem inspirou uma nação a mudar. Os irmãos Wright não eram os participantes mais fortes na corrida para fazer o primeiro voo tripulado e motorizado, mas foram eles que nos levaram à nova era da aviação e, ao fazer isso, mudaram completamente o mundo em que vivemos.

Palestras TED

Existem muitas palestras TED inspiradoras e excelentes para assistir nesse período de ficar em casa. Para começar, nossas fundadoras sugeriram duas (temos certeza de que a partir delas você vai achar muitas outras!) A primeira é com Dan Pallotta, ativista e fundraiser. “O modo pelo qual pensamos em caridade está completamente errado” é o título desse vídeo, que tem quase 5 milhões de visualizações na plataforma TED! Pallotta fala sobre inovação social e empreendedorismo social, temas que estão na nossa veia há muito tempo (bem antes de sermos o SAS Brasil!) Para ele, deveríamos recompensar instituições por seus grandes objetivos e grandes realizações, mesmo que isso aconteça a altos custos.

A segunda dica é da palestra de Sugata Mitra, que fala sobre educação. Segundo o cientista indiano, o maior problema da educação é que os melhores professores e as melhores escolas não existem onde são mais necessários. Como contamos na nossa live, Mitra colocou um computador do lado de fora de casa para deixar que as crianças mexessem nele livremente – e teve grandes resultados. A palestra TED dele se chama The child-driven education.

 

Se você tem alguma dica adicional, deixe para a gente nos comentários! Boa leitura e bons vídeos pra você!