Em meio da epidemia de coronavírus no país, que já matou. segundo o Ministério da Saúde, 553 pessoas, com mais de 12 mil casos confirmados, o SAS Brasil e a Fundação CASA fecharam um acordo para oferecer atendimento médico gratuito e à distância para jovens que cumprem medida socioeducativa na instituição. Os atendimentos começam a acontecer na próxima quarta-feira (8). “Distâncias nunca foram um problema para nós”, diz Sabine Zink, diretora do SAS Brasil. “Estamos acostumados a chegar até onde pouca gente chega”.

Os atendimentos serão levados a 12 centros da Fundação CASA localizados em 8 municípios do Vale do Paraíba: Arujá, Caraguatatuba, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Jacareí, Lorena, São José dos Campos e Taubaté. O acordo firmado entre as entidades prevê o atendimento de cerca de 363 adolescentes, além dos funcionários das doze unidades. Dentro do objetivo do SAS Brasil de investir na tecnologia para levar medicina de qualidade à população carente, as consultas serão feitas remotamente, garantindo a segurança tanto dos adolescentes e quanto dos profissionais de saúde do SAS Brasil e da Fundação CASA.

Acesse a página especial do SAS Brasil sobre o coronavírus

Serão 3 modalidades de atendimento, disponíveis para os jovens e para os profissionais atuantes nas unidades, mesmo que trabalhando remotamente a partir de casa: teleconsultas (realizadas entre o profissional da saúde e o paciente, que pode estar acompanhado por um funcionário do local), teleorientação (para dúvidas frequentes e aconselhamento sobre riscos e procedimentos relacionados à saúde, higiene, cuidados etc.) e telemonitoramento (para os casos específicos de suspeita de contágio pela covid-19 mas que ainda não tenham indicação de internação). Os atendimentos contarão com médicos de ao menos cinco especialidades: ginecologistas, pediatras, oftalmologistas, dermatologistas e infectologistas.

Projeto SAS Brasil Coronavírus

Desde o início da epidemia do coronavírus no país, o SAS Brasil tem se mobilizado para oferecer alternativas para levar atendimento médico e psicológico a comunidades carentes, de forma a evitar que as pessoas saiam de casa e se dirijam a hospitais ou postos de saúde, onde há risco elevado de contaminação. Com a regulamentação, pelo Ministério da Saúde, no fim de março, do uso da telemedicina no enfrentamento da epidemia, desenvolvemos um sistema próprio de prontuário para as consultas, seguindo protocolos de segurança de dados e de informação.

Seja doador do nosso projeto contra a covid-19

“Entendemos que esse é um momento excepcional para disponibilizar atendimento médico à distância, reduzindo assim as chances de exposição para toda a população”, diz a coordenadora de Saúde do SAS Brasil, a médica Adriana Mallet. De acordo com Marcela Rehder, diretora da Divisão Regional do Vale do Paraíba (DRVP) da Fundação CASA, outro ponto positivo da parceria é possibilitar o atendimento médico sem necessidade de deslocamento. “Assim, diminuímos os riscos de um possível contágio dos adolescentes, bem como contribuímos com o isolamento e a luta contra o coronavírus”, diz. Marcela também ressalta a vantagem de evitar superlotar o sistema de saúde.

Acreditando no poder da informação e na tecnologia nesse período sem precedentes, o SAS Brasil tem também oferecido à comunidade informações em lives diárias com médicos, psicólogos, jornalistas, professores e outros especialistas sobre temas relacionados à epidemia e ao isolamento determinado pelas autoridades como forma de prevenir o contágio. As lives ocorrem diariamente às 19h no Instagram do SAS Brasil (@sasbrasil4x4).

Siga o SAS Brasil no Instagram e acompanhe as lives

Vinculada à Secretaria de Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, a Fundação CASA tem como missão primordial aplicar medidas socioeducativas de acordo com as normas previstas no ECA e no Sinase. Para aprimorar a qualidade do atendimento dos jovens, o governo tem apostado em um programa de descentralização, que permite a atenção perto da família e dentro da comunidade deles, o que facilita sua reinserção social. Atualmente há 143 Centros de Atendimento no estado, distribuídos em 11 divisões regionais.

Foto de capa: Marlene Bergamo/Folhapress (14.abr.2015); fotos no post: Divulgação/Fundação CASA e Divulgação/SAS Brasil