Em apenas 6 semanas, mais de 1,5 mil teleatendimentos já foram realizados pelo SAS Brasil em comunidades carentes de Natal e da região metropolitana da capital do Rio Grande do Norte. O resultado é fruto de parceria com a distribuidora de combustíveis ALE, que mantém sede na capital potiguar e doou R$ 390 mil para o projeto. Até então, esse tipo de consulta médica não estava disponível no Nordeste, mas, com o recurso doado pela companhia, foi possível implantar a primeira base do SAS Brasil na região para a realização das teleconsultas.

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Em Natal, grande parte do atendimento está concentrado na região Norte da cidade, na comunidade Mãe Luiza e no bairro Cidade Nova, onde fica a sede da ALE. Segundo Sávio Mourão, diretor do SAS Brasil, além dos 1,5 mil teleatendimentos, o impacto social positivo gerado alcança cerca de 2.580 pessoas. “O número de atendimentos significa a quantidade de pessoas que estavam em frente à tela do celular para a realização da teleconsulta e que receberam as orientações de um médico ou psicólogo profissional”, explica Sávio. “Já o impacto é mensurado em relação a todas as pessoas que moram na mesma casa, porque elas são também diretamente impactadas: se o familiar doente não tem de se expor indo a um pronto socorro, por exemplo, todos os que dividem aquela casa ficam protegidos. Além disso, as famílias também aprendem bastante com os médicos do SAS Brasil, que passam recomendações para todos”.

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Segundo Sávio, a parceria com a ALE tem gerado resultados positivos no Estado e fomentado novas ampliações. “Nossa ação foi muito bem recebida pela prefeitura de Natal. Tivemos autorização para que as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) recebam nossas receitas e encaminhamentos de pessoas que necessitem de internação. Além disso, vamos assinar com a prefeitura um termo de parceria para oferecer consultas por telemedicina para as pessoas testadas positivo pelo Centro de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19 na capital”, diz. Além disso, o SAS Brasil vai também monitorar casos graves de covid-19 que a prefeitura tem testado, para que esses pacientes tenham o melhor desfecho e precisão na hora de serem encaminhados para o atendimento presencial. “Nossa equipe terá uma sala para que os equipamentos sejam guardados no Ginásio Nélio Dias”, diz.

Apenas uma internação

Além da prefeitura de Natal, o SAS Brasil firmou parceria com 6 instituições locais para dar suporte em relação à comunicação com a população: Instituto Dom Bosco, Fé e Alegria, SAR (Serviço de Assistência Rural da Arquidiocese da capital), Projeto IMBES (organismo vinculado à Igreja Missionária Batista El Shadai), Centro Sócio Pastoral Nossa Senhora da Conceição (Mãe Luiza) e o líder local Chico (no Cidade Nova).

Segundo Sávio, apenas um dos casos atendidos, de uma pessoa que estava com covid-19, precisou ser encaminhado para internação. Porém, após uma semana internado, voltou para casa e o SAS Brasil seguiu monitorando por mais alguns dias. “Nós gostamos de nos perguntar: ‘quantos médicos já te ligaram no dia seguinte à consulta?’. Para os casos que precisam de acompanhamento, temos uma rotina de monitoramento que inclui ligar e monitorar a pessoa até que ela esteja melhor. Dessa forma, caso seja necessário que ela vá ao posto, ela irá na hora certa, nem cedo demais para correr riscos, nem muito tarde para o diagnóstico, quando a doença já entra em um estágio difícil de receber os cuidados. Em caso de encaminhamento à unidade de saúde, o paciente atendido pela equipe do SAS Brasil já chega com o laudo médico, com todo o quadro clínico para auxiliar na atuação da equipe do posto”, explica.

O diretor do SAS Brasil afirma que o atendimento é realizado com muito carinho e que, ao realizar o teleatendimento, “entramos” na casa das pessoas e estabelecemos um novo tipo de vínculo. “Muitas vezes, a ida ao hospital é repleta de medos e de receios; ao estar na casa do paciente, ainda que virtualmente, a relação é totalmente diferente. Entendemos as reais condições de vida da pessoa, se ela está prostrada, por exemplo, e outros sinais muito relevantes para a nossa percepção sobre o quadro do paciente”, acrescenta.

Ampliação no RN

Durante esta semana, o SAS Brasil iniciará uma divulgação mais incisiva para ampliar o número de atendimentos. “No início, fizemos a divulgação do número de WhatsApp para o agendamento por meio de organizações sociais e de faixas, que também foram instaladas em postos ALE da região. Agora, a prefeitura poderá nos encaminhar pacientes e um carro de som fará a divulgação do número nas regiões prioritárias”, revela a médica Adriana Mallet, coordenadora de Saúde e diretora do SAS Brasil. “Temos visto uma demanda reprimida bastante expressiva e uma carência de informação e de atendimento. A parceria com a prefeitura tem sido bastante eficiente, o que contribui com o sucesso que obtivemos no Estado”, complementa.

Na avaliação do presidente do Conselho de Administração da ALE, Marcelo Alecrim, os primeiros resultados do SAS Brasil demonstram a importância da iniciativa para desafogar as UBSs do Estado, que vêm sofrendo com as altas taxas de ocupação. “Temos a convicção de que o recurso que doamos foi direcionado para uma instituição que está desempenhando um importantíssimo trabalho, principalmente em função da pandemia, aliviando o sistema público de saúde, que entrou em colapso. Esperamos que mais pessoas possam ter a experiência da teleconsulta, que pode salvar milhares de vidas”, afirma.

As teleconsultas são feitas a partir de agendamento feito por um número de WhatsApp, divulgado na comunidade. O paciente que precisa de atendimento médico ou psicológico envia uma mensagem, respondida por uma equipe de voluntários do SAS Brasil. Eles fazem uma triagem com o paciente, que responde um questionário para confirmar as condições de saúde e dados de cadastro. O projeto é voltado para a população carente, com renda familiar de até três salários mínimos. No dia e horário da consulta agendada, o paciente recebe um link para a videoconferência com o profissional de saúde, sem precisar baixar aplicativos.