Na próxima terça-feira, 29 de setembro, a partir de 11h, o SAS Brasil realiza uma live para lançar oficialmente sua Cabine de Telemedicina. O equipamento, inédito no mercado e patenteado pela organização, tem como proposta auxiliar no combate à pandemia de covid-19, viabilizando o acesso a atendimentos médicos e psicológicos de qualidade à população que carece de acesso à internet ou a smartphones em regiões carentes do país. A primeira cabine de telemedicina do SAS Brasil já está instalada e em funcionamento na comunidade da Maré, no Rio de Janeiro (RJ).

No Instagram: É hora de pensar dentro da caixa!

Com duração de 45 minutos, o evento terá a participação de Adriana Mallet, médica e diretora do SAS Brasil, Anderson Scaloni, desenvolvedor da tecnologia da cabine, e Flaviane Ramos, arquiteta responsável pelo desenho do projeto. Na ocasião, os participantes darão detalhes sobre o funcionamento do equipamento e os primeiros resultados da fase de testes após a instalação na Maré, em setembro. Os debatedores também discutirão os avanços da telemedicina e inovações na saúde para reduzir a desigualdade no Brasil.

Replicabilidade e impacto

A live terá também a participação de Joaquim Monteiro, CEO do Sertões, tradicional competição de off road da qual o SAS Brasil é a ação social oficial desde 2013. Monteiro discutirá a replicabilidade do projeto das cabines em locais próximos à rota do Sertões 2020. Na prova deste ano, em função da pandemia, os participantes não ficarão hospedados em cidades, como é de praxe. Em vez disso, viajarão entre “bolhas”, de forma a preservar a população das cidades do sertão brasileiro. O SAS Brasil fará a instalação, na região, de UTAs (unidades de teleatendimento), proporcionando atendimento médico e psicológico a pessoas carentes dos locais.

No LinkedIn: Anote na sua agenda

Coordenadora da Redes da Maré, Luna Arouca, também participará da live, falando sobre o impacto da cabine na comunidade. O evento será mediado pela jornalista Giuliana Miranda, colaboradora da Folha de S.Paulo em Portugal e do portal Medscape, comentarista da RTP e autora de reportagens sobre ciência, saúde e ambiente.

O evento será transmitido pela nova plataforma de educação do SAS Brasil. Haverá espaço para perguntas da imprensa e de participantes.

Cabine de Telemedicina

A Cabine de Telemedicina do SAS Brasil é um ambiente no qual os pacientes têm a possibilidade de serem atendidos a distância por médicos de 13 especialidades diferentes e por psicólogos. O equipamento conta com filtragem constante do ar, com filtros HEPA (High Efficiency Particulate Arrestance); tecnologia de esterilização com feixe de luz ultravioleta; proteção acústica e porta fosca para garantir a privacidade do usuário; oxímetro, medidor de pressão arterial e de temperatura. Com esses recursos, o médico, mesmo a distância, consegue obter informações vitais do paciente. Além disso, a cabine oferece conexão à internet por fibra ótica, webcam e um monitor para que os pacientes possam conversar com os profissionais de saúde.

O projeto é resultado de uma parceria entre a empresa de tecnologia SAS Smart, a firma de arquitetura Elephant e o SAS Brasil, que resultou em uma patente de inovação de modelo de utilidade recentemente submetida ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). A expectativa do SAS Brasil é atender cerca de 480 pessoas por mês na cabine.