Depois de completar dois meses rodando por diversos pontos da capital e Grande São Paulo, o Hemocentro Itinerante SAS Brasil chega, em setembro, a estações da rede de transporte metropolitano da região. A carreta adaptada para receber doações de sangue estará em três estações nos dias 16, 17 e 18 de setembro (quarta a sexta-feira). Para garantir a segurança de todos, as doações devem ser agendadas previamente por WhatsApp ou pela internet.

Faça seu agendamento

Nossa carreta vai estacionar durante esta semana nos seguintes locais:

  • Quarta-feira 16.set: estação Vila das Belezas da linha 5-Lilás do Metrô (operada pela ViaMobilidade)
  • Quinta-feira 17.set: Terminal Metropolitano Luiz Bortolosso, da EMTU (acesso pela linha 8-Diamante da CPTM)
  • Sexta-feira 18.set: estação Suzano da CPTM (linha 11-Coral).

Com patrocínio da Roche, a ação teve início na última semana de junho. De lá para cá, mais de 1,8 mil pessoas concretizaram a doação na carreta, beneficiando potencialmente mais de 7 mil pacientes que precisam de transfusão. Ao todo, foram coletados mais de 810 litros de sangue no Hemocentro Itinerante. A iniciativa tem apoio técnico do Hemocentro São Lucas e parceria da Amorsedoa e da Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Governo do Estado de São Paulo.

Doação segura

Em meio à pandemia, a situação nos hemocentros do país, que já era crítica, se agravou. A recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) é que ao menos 5% da população do país sejam doadores. No caso do Brasil, segundo o Ministério da Saúde, esse número já estava bem abaixo mesmo antes das necessidades de isolamento social: apenas 1,6%. Com o medo de sair de casa e de ir a hospitais, muitas pessoas deixaram de doar. Enquanto isso, a covid-19 tem levado muitos pacientes a precisarem de transfusões, o que gera pressão nos hemocentros.

Diante disso e para ajudar a recuperar os bancos de sangue, o SAS Brasil adaptou uma de suas carretas itinerantes, com patrocínio Roche. A carreta foi totalmente transformada em banco de sangue móvel para incentivar as doações e melhorar os estoques. “Com o hemocentro itinerante no transporte público, conseguimos acabar com a distância que separa a intenção de ser um doador da prática efetiva de doar e de se comprometer, com toda a segurança. É um gesto que salva vidas”, afirmou o secretário interino dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli.

Para garantir o cuidado com a saúde e evitar aglomerações, a coleta é feita de forma segura e mediante agendamento pelo WhatsApp: 11-95897-1046, entre 8h e 20h. As coletas são feitas das 9h às 15h e o último cadastro é realizado às 14h. Esse cadastro, parte inicial do processo de doação, é feito na parte externa da carreta, uma pessoa por vez, para triar e identificar possíveis infectados por covid-19. Dentro da carreta, as cadeiras de coleta ficam a 1,5 m umas das outras e o fluxo impede a circulação cruzada, evitando o contato físico. Doadores e funcionários usam máscara. Um lanche é oferecido após a doação na parte de fora da unidade, frequentemente higienizada. O Hemocentro São Lucas, responsável pela coordenação técnica da ação, tem protocolo rígido para que as coletas ocorram dentro dos padrões de qualidade e de segurança exigidos.