Com a chegada do fim de mais um ano, a startup social relembra momentos da sua história
É chegada mais uma vez a época das celebrações de fim de ano. O momento em que grande parte da cultura ocidental comemora o fechamento de um ciclo e o início de outro, é também uma temporada de celebrar feitos, conquistas e aprendizados. Na SAS Brasil não poderia ser diferente, afinal, em 2022 a startup social continuou construindo seu legado de transformação do acesso à saúde especializada no Brasil.
Falando em legado, neste ano, que ficou marcado pelo seu caráter de transição trazendo adaptações e novas realidades diante da contenção da pandemia da Covid-19, a SAS Brasil encontrou mais do que nunca a união entre a Tela e a Terra. A telessaúde, que em junho foi regulamentada pelo Ministério da Saúde, ganhou ainda mais protagonismo na instituição, alcançando novos patamares e recebendo reconhecimentos nacionais e internacionais.
Foram os atendimentos na telessaúde que levaram as co-fundadoras, Adriana Mallet e Sabine Zink, para o Fórum Econômico Mundial, sediado em Davos, na Suíça. O evento que reúne líderes, intelectuais, empresários e políticos para discutir temáticas mundialmente relevantes reconheceu a CEO como a Empreendedora Social do Ano por meio da Fundação Schwab. “É um privilégio ter representado a SAS, o Brasil e as empreendedoras mulheres, nesse espaço que ainda é majoritariamente masculino”, comentou Adriana durante um evento realizado após a premiação.
“Foi um evento com uma representatividade imensa, que nos traz uma força reputacional enorme. Eu até criei a expressão ‘Davos dá Voz’. Tivemos a oportunidade de ver a SAS Brasil ser reconhecida no nosso país e no exterior. Ao mesmo tempo em que tivemos essa sensação de crescimento, reputação e credibilidade, nos percebemos pequenos e vimos que ainda há muito para desenvolver”, completou a CEO diretamente do palco do Download Davos 2022, que aconteceu em São Paulo.
A premiação homenageou o trabalho da SAS Brasil que usa a metodologia do Saúde 1.5 para unir atendimentos presenciais e teleatendimentos para diminuir o tempo de espera na fila do Sistema Único de Saúde (SUS). É esse modelo que se consolidou nas ações da startup social ao longo deste ano. Com cinco Unidades de Telemedicina Avançada instaladas em Goiás, no Maranhão e no Ceará, a instituição realizou durante 2022 teleconsultas periódicas com os moradores da região.
Além disso, foram expandidos os serviços realizados nos contâiners adaptados. Introduzimos os exames dermatoscopia e retinografia realizados presencialmente e remotos, como teleultrassonografia e telecolposcopia, os quais ganharam o Prêmio Dasa de Inovação Médica 2022.
Durante o exame de teleultrassonografia três telas são utilizadas para 1que o momento seja acolhedor para a gestante e funcional para a médica ginecologista
A enfermeira responsável no Ceará, Carol Lima, afirma que o impacto da telessaúde vai muito além da revolução tecnológica. “A importância da inovação e da tecnologia na saúde está entre tantos outros fatores, ampliar significativamente o número de consultas e trazer para perto das pessoas um atendimento que elas teriam que viajar mais de 50 Km para fazer. Essa questão vai muito além da distância, realizar exames por meio do projeto de Telessaúde faz com que os pacientes não gastem dinheiro para se deslocar e evitam desgaste físico e à sua saúde, já que tem que viajar por muitas horas para serem atendidos”, ressaltou a enfermeira durante a participação de evento nacional.
Junto do serviço diário disponibilizado nas regiões, ao longo do ano foram realizadas uma série de ações presenciais, como os Mutirinhos, Mutirões e Expedições. Nesses momentos, a SAS Brasil levou sua caravana de voluntários e suas Unidades Móveis de Saúde para atravessar o Brasil e levar saúde e alegria para quem mais precisa. Com essa estratégia, durante a Expedição Sertões, ação histórica que marcou a décima participação da startup social no maior rally do mundo, pela primeira vez a SAS Brasil uniu em uma expedição profissionais na Tela e na Terra.
Voluntários de todo o Brasil tiveram o apoio dos profissionais em terra para otimizar o atendimento de forma online
A ação de saúde contou com mais de 150 voluntários que atravessaram de sul a norte do país zerando filas do SUS em diferentes especialidades médicas. Em Presidente Prudente, em São Paulo, atuamos diretamente na fila de endocrinopediatria e em Barra dos Garças, no Mato Grosso, na especialidade de dermatologia, impactando a realidade dos moradores das mais diversas regiões do país.
Dentre eles, está a pré-adolescente Ariadne, moradora de Presidente Prudente que há mais de três anos aguardava um acompanhamento com endocrinopediatra para evitar uma puberdade precoce. Assim como o agricultor aposentado Guilherme, morador da cidade de Barra do Garças, distante 510 km da capital Cuiabá, que há três anos aguardava por uma cirurgia para a remoção de uma lesão de câncer de pele. A falta de profissionais especializados na cidade não só é uma realidade como também é uma sentença de dor e sofrimento.
Esse impacto foi muito além da rota da Expedição Sertões. A Secretária Municipal de Saúde do município de Acaraú, no Ceará, região onde a SAS Brasil tem UTAs instaladas, ressaltou durante a última ação presencial como a presença da startup social traz benefícios para a localidade. “Eu posso afirmar que isso impacta positivamente a vida desses pacientes, impacta na vida dos familiares e lembrando que o projeto da SAS Brasil não é só no Mutirão, eles vêm no Mutirinho fazem o cadastramento desses pacientes, que são acompanhados pela telemedicina”, explicou Ana Paula Praciano, enfermeira responsável pela Secretaria de Saúde.
Indo além, a secretária falou de forma prática de que maneira quatro dias de atendimento impactaram a fila de regulação do município. “Uma especialidade como alergologista, as crianças ficam em fila, esperando consulta, por mais de três anos. Com essa expedição zeramos essa fila. Conseguimos zerar também a fila de gastroenterologista e endocrinologia no município, que tínhamos um volume significativo de consultas. Esse é um impacto que é visível quando a gente chega e vê a alegria dos pacientes em serem atendidos dentro da sua comunidade”, comentou em frente a UTA instalada no distrito de Barrinha de Baixo.
Essas são realidades transformadas que representam as milhares de pessoas impactadas pela missão da SAS Brasil em 2022. Em um ano de construção de legado, que começamos a celebrar o décimo ano promovendo a saúde e alegria, chegar ao fim de um ciclo alcançando a marca de 40 mil atendimentos realizados prova que a startup social está no caminho certo para honrar o desejo dos oito amigos que há quase 10 anos atrás se uniram por um único propósito: transformar o acesso à saúde especializada no Brasil.
Um novo ano vem aí
A chegada de 2023 traz para a SAS Brasil a oportunidade de olhar para trás e planejar o caminho que a instituição quer percorrer nos próximos anos. Junto com a celebração do décimo aniversário da startup social que acontecerá em abril, foram definidas três metas para serem alcançadas até 2026. O trio de objetivos guiará cada passo dado no novo ano que está chegando. Vamos conferir quais são essas metas?
- A SAS Brasil viverá autonomamente;
- Realizaremos um milhão de atendimentos por meio das expedições e telessaúde;
- Seremos referência em acesso por meio da metodologia Saúde 1.5.
São metas ousadas, mas como a co-fundadora da SAS Brasil Adriana Mallet sempre ressalta para seus colaboradores: “Mire suas metas na LUA! Se errar, ainda estará entre as estrelas!”.
Matéria especial de Ana Beatriz Arruda e Maria Eduarda Félix
Sobre a autora
Ana Beatriz Arruda é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais. Já atuou na Unidade de Comunicação do Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh e atualmente é Assistente de Comunicação na SAS Brasil. Tem experiência relevante em Planejamento Estratégico, Comunicação Interna, Comunicação Externa, Produção de Reportagem, Produção de Peças Gráficas e Editoração. Sua atuação tem foco no jornalismo aplicado à área de saúde desenvolvendo atividades voltadas para Comunicação Organizacional.