Olhar atento para o meio ambiente

No SAS Brasil, entendemos que o cuidado do ser humano só se completa com um olhar carinhoso para o meio ambiente. Na Sustentabilidade, buscamos levar educação ambiental e reduzir o impacto das expedições, deixando sempre um legado importante e replicável.

Ao visitar algumas das regiões do país que mais sofrem com as consequências das mudanças climáticas e com os duros efeitos da seca, temos pensado e promovido uma série de ações nesse sentido, como palestras sobre meio ambiente, criação de hortas orgânicas, oficinas sobre matérias recicláveis, consumo consciente e nossa relação com o lixo e criação de brinquedos sustentáveis, feitos a partir de material descartado.

Desde 2017 também fazemos o plantio de mudas nativas de cada região, em parceria com as secretarias locais de Meio Ambiente. De lá para cá, centenas de mudas já foram plantadas, com o compromisso dos municípios em preservar os locais e usá-los para educação ambiental de crianças e jovens. O número de mudas é calculado a partir da pegada de carbono das nossas caravanas, compostas por carros, motos, caminhões (que transportam nossas unidades móveis pelas estradas brasileiras) e até passagens de avião, quando os voluntários chegam de forma independente de algum lugar diferente da base do SAS Brasil.

Além desses pilares centrais, presentes em todas as nossas ações, temos outras iniciativas e crenças importantes que norteiam o nosso trabalho expedição após expedição. Conheça alguns deles:

1. Água: a estiagem causada pela forte seca que atinge grande parte do sertão brasileiro fez com que buscássemos atividades criativas para gerar impacto positivo na vida das famílias prejudicadas pela crise hídrica, como a construção e a instalação de cisternas (grandes reservatórios de água) e a doação de filtros de água para cidades sem saneamento básico.

2. Educação Ambiental: além de levar saúde e alegria para a população e sustentabilidade para as cidades, o SAS Brasil também se preocupa em proporcionar educação ambiental a essas comunidades, por meio de palestras sobre temas relacionados à preservação do entorno.

Viajar pelo Brasil com equipes tão variadas de profissionais altamente capacitados nos dá a enorme oportunidade de documentar diferentes realidades e histórias, seja com fotografias, vídeos ou reportagens que contam um pouco sobre as experiências vividas durante as expedições. Além de uma importante tarefa, é uma maneira de apresentar a outras pessoas distantes dessa realidade um pedacinho do país que tão pouco conhecemos e que nem sempre está na pauta da mídia. Isso, é claro, sem falar no trabalho de pautar grandes veículos e publicações locais para que conheçam o trabalho também na frente ambiental e continuem cobrando da administração pública soluções para a população.