Loading...

Faltando menos de um mês para a expedição do SAS Brasil a Caatiba (BA), triagem oftalmológica dos alunos da rede pública de ensino está acelerada

Por Comunicação SAS Brasil

A nossa primeira expedição do ano já tem data marcada e equipe montada! Nos dias 26 a 29 de março (quinta-feira a domingo), 55 voluntários do  SAS Brasil viajarão a Caatiba para levar as nossas ações de saúde, alegria e sustentabilidade. A cidade baiana, que foi visitada em novembro de 2019 por uma equipe de saúde, já está trabalhando acelerada na triagem oftalmológica das crianças da rede pública de ensino.

Para ampliar o impacto do Ver Magia, nosso projeto de oftalmologia, equipes locais de saúde e professores das escolas são capacitados meses antes da expedição para que possam, eles mesmos, fazer os primeiros exames de acuidade visual em cerca de 1 mil crianças, tanto da área urbana como da rural.

Com a capacitação feita em novembro, garantimos que todos os alunos passem por um primeiro teste, feito na escola durante o horário de aula pelos professores que os conhecem e que sabem de eventuais dificuldades com a visão. O exame é bem simples: com uma cadeira posicionada a 3 m da tabela, os alunos são convidados a dizer até que linha dela conseguem ler. Essa informação ajuda os oftalmologistas, durante a expedição, a saber se a criança precisa de atendimento ou pode ser dispensada para brincar.

Além da capacitação para a triagem das crianças, também coletamos cerca de 200 modernos exames ginecológicos Cobas, cujos resultados serão apresentados às pacientes durante a expedição. Com o exame, detectamos lesões precursoras do câncer de colo de útero, que pode então ser tratado de forma assertiva durante a visita dos ginecologistas. “As equipes de Saúde e de Educação do município estão trabalhando bastante e serão essenciais no sucesso do atendimento à população da cidade”, afirma Aline Saraiva, que está à frente da coordenação da expedição de Caatiba.

Acesse a página informativa sobre a expedição a Caatiba (BA) – em breve!

Cidade com IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,561, considerado baixo, Caatiba fica a cerca de 600 km de Salvador e pouco mais de 1,5 mil km de São Paulo. O município tem cerca de 6,7 mil habitantes (o censo de 2010 aponta 11,4 mil habitantes, segundo o IBGE, mas de lá para cá a cidade perdeu um distrito, o que provocou a queda no número). A expedição marca o retorno do SAS Brasil à Bahia, estado em que estivemos duas vezes em 2015. Naquele ano, atendemos a população das comunidade de Santiago do Iguape, em Cachoeira (na expedição Chapada do Araripe/A’SAS’ na Estrada) e de Cajueiro, em Cocos (no Rally da Solidariedade).

Por |2020-03-04T15:23:15-03:004 de março de 2020|

Sobre o Autor:

A equipe de Comunicação do SAS Brasil é composta por comunicadores voluntários que participam das expedições e fazem a cobertura. Se você deseja fazer parte, envie um email para comunica@sasbrasil.org.br contando um pouco a seu respeito!
Ir ao Topo