1º Workshop de Inovação em Saúde Digital acontece em Campinas

Com presença de representantes do Data SUS, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia e Secretaria Municipal de Campinas, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa juntamente com a SAS Brasil,  promoveram uma oficina colaborativa sobre saúde digital.

 

A primeira iniciativa de co-design de modelo de saúde digital para o Sistema Único de Saúde (SUS) foi realizada com sucesso pela SAS Brasil. Intitulado Workshop de Inovação em Saúde Digital RNP e SAS Brasil, o evento fechado reuniu representantes do poder público, privado e do terceiro setor para discutirem e, compartilharem experiências práticas e cases sobre o tema para que juntos fosse criada uma proposta que traga inovações tecnológicas para a saúde pública no Brasil.

Confira a matéria de cobertura do evento

A oficina colaborativa que aconteceu no Living Lab, laboratório de telessaúde da SAS Brasil, sediado no campus da UNICAMP, levou para os participantes uma programação marcada por colocar a mão na massa. Com temas como: soluções aos desafios implementação e desafios técnicos sob perspectiva de integrações do RNDS e gov.br, miniapp no Meu SUS Digital e os serviços atrelados ao prontuário e modelos assistenciais de saúde digital, sistemas de telessaúde já existentes suas potências e caminhos de melhorar, os envolvidos puderam trabalhar em grupo para avançar na reflexão sobre como potencializar e inovar a saúde digital no SUS.

“O workshop foi pensado para unir quem está criando, desenvolvendo e testando a saúde digital no país para uma troca de experiências. Indo além, a ideia é que quando finalizássemos os dois dias de evento, um exercício de co-criação de um modelo que pode mudar o acesso à saúde no Brasil tenha sido realizado”, explica Adriana Mallet ao falar sobre as origens do evento. Essa mudança já começou com o lançamento do Living Lab, iniciativa que promete revolucionar a formação dos profissionais de saúde no país por meio do ensino e da inovação em saúde digital.

Com a participação de voluntários da SAS Brasil, os participantes puderam conhecer a estrutura itinerante da startup social, assim como a tecnologia é usada para potencializar o acesso à saúde, aumentar a resolutividade dos atendimentos e reduzir o tempo de espera na fila de regulação do SUS.

Sobre o RNP

Organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) que desenvolve trabalhos para disponibilizar internet segura e de alta capacidade, serviços personalizados e promover projetos de inovação.  Juntamente com o MCTI é mantido em conjunto com os ministérios da Educação, das Comunicações, Cultura, Saúde e Defesa, que participam do Programa Interministerial RNP (PRO-RNP).