SAS Brasil anuncia o Living Lab, primeiro polo de disseminação em telessaúde do país

Durante o 1º Workshop de Inovação em Saúde Digital, startup social compartilhou sua mais nova inovação, um laboratório criado para ser espaço de transferência de tecnologia e capacitação de pessoas

Foi anunciado hoje (1), o Living Lab, primeiro laboratório do Brasil com o propósito de disseminar a pesquisa e a inovação em saúde digital. Localizado no campus da Unicamp em Campinas (SP), o espaço tem expectativa de revolucionar a formação dos profissionais de saúde no Brasil, levando para o ensino superior a inovação em Saúde Digital.

Confira a matéria do lançamento

Alunos em atividade no Living Lab

“O nosso laboratório vivo é a concretização de um sonho da SAS Brasil que vem sendo construído há vários anos”, comentou Sabine Zink, CEO da SAS Brasil, ao participar do primeiro evento no local onde futuramente estará o laboratório. A co-fundadora da startup social contou que o Living Lab reúne o conhecimento das experiências da instituição na formação de alunos nos últimos anos. “Desde 2020 temos atuado perto dos estudantes da área de saúde, com projetos de extensão, programa de voluntariado e cursos livres. A cada experiência fomos adquirindo know-how, que articulado com o nosso modelo de atuação, nos permitiu sonhar e construir, juntamente de parcerias, o primeiro pólo de disseminação em telessaúde do Brasil”, complementou Sabine diretamente de Campinas.

O espaço estará localizado no Instituto de de Otorrinolaringologia Cirurgia de Cabeça e Pescoço (IOU) e conta com a parceria da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), ambos da Unicamp. Com a proposta de ser um ambiente acadêmico aberto aos mais diversos públicos e instituições, o Living Lab permitirá a realização de pesquisa, inovação e prática no campo da Saúde Digital. Com essa proposta, a expectativa é que os profissionais já formados e os que estão em formação encontrem a oportunidade de desenvolvimento profissional por meio do acesso a ferramentas digitais, assim como promover a expansão do acesso aos cuidados de saúde.

Como funcionará o laboratório?

Da tradução literal, laboratório vivo, o Living Lab levará pela primeira vez sistemas de teleconferência e plataformas de telemedicina, que tornam possível realizar consultas remotas, compartilhar informações e promover a colaboração entre os profissionais de saúde, independentemente de sua localização física. Além de sua contribuição para a assistência, o Living Lab será um espaço para o desenvolvimento de empreendedorismo de impacto na saúde, atraindo alunos, profissionais e startups que atuam na área para apresentarem suas propostas de conceito e apoiando o desenvolvimento desses negócios

Como espaço de treinamento, desenvolvimento de soluções e realização de teleatendimentos, o laboratório abre as portas para testar e validar protocolos e modelos de assistência capazes de transformar o acesso e o financiamento da saúde no Brasil e no mundo. Para isso, inicialmente ao longo dos próximos dois anos serão realizados cursos livres, treinamentos, projetos de extensão e atendimentos todos focados no desenvolvimento da Saúde Digital no Brasil. 

Compartilhando a notícia

Equipe que participou do workshop

Nos dias 1 e 2 de fevereiro, aconteceu  a primeira edição do Workshop de Inovação em Saúde Digital RNP e SAS Brasil. A oficina criativa reuniu mais de 20 representantes de órgãos públicos para discutir um possível modelo de saúde digital para o Sistema Único de Saúde (SUS). O evento foi seguido de uma dinâmica com estudantes da área de saúde e voluntários da SAS Brasil para uma manhã de brainstorming sobre as possibilidades do Living Lab.