Como comunicamos anteriormente, estamos observando cuidadosamente a evolução das notícias do coronavírus no Brasil e no mundo para poder tomar decisões acertadas sobre os nossos eventos programados para os próximos meses. Por essa razão e diante do rápido crescimento no número de casos de covid-19 no Brasil, o que tem levado as autoridades locais a adotarem uma série de medidas para ajudar a conter a propagação da doença, tomamos a decisão, em conjunto com as autoridades de Caatiba (BA), de adiar a nossa expedição ao município, programada para os dias 26 a 29 de março.

Aproveitamos esse momento para agradecer imensamente o apoio do pessoal da prefeitura de Caatiba que, desde a nossa expedição de triagem, em novembro, tem colaborado intensamente para organizar essa ação. Vamos estudar em conjunto com o município uma nova data e avisaremos a todos.

Gostaríamos de salientar que essa difícil decisão foi tomada pensando na segurança e na saúde de todos os nossos voluntários, bem como da população local de Caatiba. Seguimos reforçando as recomendações já listadas anteriormente:

  1. Se você tiver os sintomas da covid-19, fique em casa e procure ser avaliado por um profissional de saúde se não estiver se sentindo bem;
  2. Lave as mãos com frequência e cuidadosamente com água e sabão;
  3. Evite beijos e apertos de mãos;
  4. Evite tocar o rosto, os olhos, o nariz ou a boca o máximo que puder;
  5. Ao espirrar ou tossir, use um lenço de papel e descarte-o ou o faça-o no antebraço (dobra do cotovelo);
  6. Tenha sempre álcool em gel e use-o frequentemente para higienizar as mãos;
  7. Se você viajou recentemente para áreas de alto risco ou entrou em contato com caso confirmado, pode ser necessário que se mantenha em quarentena por ao menos 14 dias. O vírus leva tempo para mostrar sintomas, portanto, tenha cuidado.

Entendemos e sentimos muito pelos inconvenientes que essa decisão pode ocasionar junto aos nossos voluntários que já programaram voos para as cidades próximas, de onde o SAS Brasil faria o transporte até Caatiba. As companhias aéreas estão igualmente acompanhando as notícias sobre o coronavírus e flexibilizando gradualmente as regras de alterações ou de cancelamento de passagens. Deixamos aqui  informações de contato das empresas que voam para a região (salientamos que esses canais podem estar colapsados em função do alto número de chamadas, então recomendamos que tenha paciência):