Expedição  Kitesurf beneficiou mais de 5 mil pessoas com atendimentos médicos gratuitos 

A SAS Brasil, startup social que  desde 2013 atua levando atendimento médico gratuito para regiões carentes de saúde especializada no país, esteve entre os dias 1 e 5 de novembro, nas cidades de Cruz e Acaraú, no Ceará, realizando consultas, exames e procedimentos especializados para crianças e adultos. A ação realizou mais de 6 mil atendimentos e zerou as filas de espera do SUS para as especialidades médicas oferecidas: pediatria, dermatologia, otorrinolaringologia, ginecologia, neurologia, cardiologia, Alergologia, oftalmopediatria, odontopediatria  e gastroenterologista clínica.

A ação é parte de um conjunto de atividades realizadas pela organização social. Meses antes, a equipe realizou triagens nos pacientes dos distritos de  Celsolândia, Barrinha de Baixo e Vila do Preá, e mapeou as necessidades de saúde dos moradores da região para serem resolvidas durante a Expedição Kitesurf. Em 2017, a SAS Brasil iniciou a relação nessas cidades com uma ação itinerante. Depois, em 2020, a região foi escolhida para receber  Unidades de Telemedicina Avançada (UTA), que permitiu atendimento perene, presencial e por meio da telessaúde, ao longo de todo o ano.  

A co-fundadora da SAS Brasil, Sabine Zink, fala sobre a sinergia que a organização tem com as comunidades que serão atendidas durante a Expedição Kitesurf e do trabalho que vem sendo construído desde 2017, quando a startup social foi convidada para fazer uma ação na cidade do Preá, devido a falta de médicos na região. “A atuação da nossa startup social no Ceará é prova que a criação do modelo de atuação  saúde 1.5, é eficiente, se tornando um grande modelo de transformação do acesso à saúde especializada e melhorando à saúde e qualidade de vida dos brasileiros”, afirma Sabine Zink ao citar o modo de atendimento em  que a SAS Brasil atua como uma engrenagem  entre a atenção de saúde primária e a secundária.

A ação de saúde aconteceu nos distritos de Celsolândia, nos dias 1 e 2 de novembro, em Barrinha de Baixo, nos dias 3 e 4, e na Vila do Preá, no dia 5. O objetivo foi o de levar  especialidades médicas que os pacientes aguardavam há muito tempo na fila do SUS. Para crianças, as ações foram focadas nos projetos Ver Magia, que promove atendimento oftalmológico e doação de óculos e no Sorrisaria, que oferece atendimento odontológico e educação em saúde bucal e em ações focadas na saúde mental e nutrição. O Instituto Alok e a Reserva são parceiros da frente de saúde infantil.

A Secretária de Saúde de Acaraú, Ana Paula Praciano, explica o impacto que a Expedição porporciona na saúde da população. “Tínhamos em torno de 1000 pacientes na fila de espera e depois da expedição não temos mais. Para vocês entenderem o impacto desse projeto no município: uma especialidade como alergologista, médico que veio realizar atendimentos durante a ação, em nossa rotina comum, as crianças ficam na fila de espera por mais de 3 anos para uma consulta”, comenta a secretária.

Para os adultos, houve mais de 500 atendimentos nas áreas de ginecologia, com foco na prevenção do câncer de colo do útero, inserção de 60 DIU’s e também a realização de exames preventivos e ultrassonografias nas mulheres atendidas. Com uma equipe focada no rastreio e na prevenção do câncer de pele, o projeto de dermatologia, que conta com o apoio da La Roche Posay, cerca de 416 atendimentos foram realizados durante as 252 consultas. Procedimentos, biópsias e pequenas cirurgias de pacientes que aguardam na fila do SUS há anos, também foram feitos pela equipe de saúde. 

O projeto de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento de Pessoas Com Diabetes, realizado em parceria com a Novo Nordisk, cuidou do tratamento integral e interdisciplinar dos pacientes. Durante a ação, 161 relatórios de orientação foram entregues aos pacientes, 27 profissionais da saúde foram capacitados e mais de 180 pessoas participaram de momentos de educação sobre a temática. Desde o início da atuação da startup social, a iniciativa já bateu a marca de mais de 1.000 pacientes alcançados.

Clique aqui e confira o Boletim Geral com todos os dados  da ação de saúde

A Expedição Kitesurf da SAS Brasil tem o patrocínio da farmacêutica Roche Farma Brasil, empresa pioneira na parceria com a associação, bem como da Mercedes-Benz do Brasil, UPL e do Instituto Riachuelo, empresas que também acreditam na organização social e investem na promoção do acesso à saúde especializada no Ceará.

A Expedição de saúde ocorreu durante o  XP Sertões Kitesurf 2022, o maior rally de kite à longa distância. A competição é parceira da startup social e  essencial para a realização das atividades da ação. Enquanto os competidores do evento realizam as suas provas pelo mar, médicos voluntários realizam os seus atendimentos em terra.

Ao longo de toda história, unindo atendimentos presenciais e remotos, por telemedicina, a SAS Brasil já realizou no Ceará em torno de 13 atendimentos médicos entre os anos de 2021 e 2022, beneficiando cerca de 20 mil pessoas.

Assista ao vídeo a seguir e confira o impacto que a Expedição Kitesurf causou na promoção do acesso a saúde especializada da população local.