Doadores trocam presente por doações para organização que promove o atendimento gratuito de atendimentos médicos especializados

Aniversários, casamentos, batizados ou qualquer outra comemoração especial passarão a ter impacto social com a SAS Brasil, startup social que desde 2013 promove o acesso à saúde especializada com atendimentos médicos gratuitos. Intitulada Presente Solidário, a campanha perene tem o objetivo de fazer com que as pessoas troquem os seus presentes por doações para a organização social. As contribuições são feitas por uma plataforma online onde as pessoas podem acompanhar em tempo real o valor total arrecadado.

Para participar, o interessado deve se inscrever no site da SAS Brasil e  a partir de então terá todo o acompanhamento e auxílio da organização para a realização da campanha com os seus amigos e familiares. 

Roy Bento, coordenador do setor de Captação de Recursos da startup social, explica que a iniciativa é uma forma de arrecadar fundos para instituição com o apoio de  pessoas físicas e promover a discussão prática sobre a cultura de doação no país. “Trocar o movimento de receber presentes por doações é muito mais que apoiar uma organização ou um projeto social, é movimentar sua rede de amigos e familiares para promover a consciência coletiva sobre a importância de se engajar socialmente e atuar impactando as mais diferentes realidades do nosso país”, explica Roy Bento.

A campanha surge em um cenário pós pandêmico em que busca resgatar e fortalecer o espírito solidário que foi inspirado durante os desafios diários da Covid-19. Antes da pandemia nunca houve uma causa que arrecadou tanto volume de dinheiro no Brasil e a campanha do Presente Solidário quer promover cada vez mais a cultura de doação no Brasil, comportamento que tem enfrentado queda nos últimos anos. 

Tal realidade se apresenta na pesquisa Doação Brasil 2020 realizada pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social, entre 2015 e 2020, o percentual de doadores de todos os tipos caiu. Enquanto em 2015, 77% da população havia feito algum tipo de doação, em 2020, o percentual ficou em 66%.

Sobre a SAS Brasil

Startup social, uma instituição do terceiro setor que desenvolve e implementa soluções de acesso à saúde. Desde 2013, atua de forma itinerante em cidades carentes de acesso a médicos especialistas, resolvendo os problemas de saúde de ponta a ponta, impactando diretamente as filas de espera do SUS. Com a missão de levar saúde e alegria para quem mais precisa, a SAS Brasil criou soluções inovadoras e premiadas, nacional e internacionalmente.