SASer celebrou seus 35 anos nadando, correndo e pedalando pela transformação do acesso à saúde especializada no Brasil
“Eu estou exausto, foi a experiência mais insana que eu já vivi na minha vida, mas eu realizei um sonho. Um sonho de estar em um lugar que faz a diferença, que promove mudança e transformação”. Foi com essa fala que Roy Bento, fechou um dos maiores desafios de sua vida: a campanha Presente Solidário Sem Limites, um triathlon olímpico formado por um percurso de 1.500 metros de natação, 40 quilômetros de ciclismo e 10 quilômetros de corrida.
A iniciativa que celebra os 35 anos de vida do atleta amador arrecadou doações para apoiar a SAS Brasil, startup social que há 10 anos leva o acesso gratuito à saúde especializada em regiões com ausência de médicos especialistas. Pensada para alcançar pessoas e chamar atenção para o propósito da instituição que é coordenador, o paulista fez história ao completar o desafio no ano em que a SAS Brasil celebra 10 anos de existência.
A largada do triathlon aconteceu às cinco horas da manhã, com a prova de natação nas águas da praia do Preá, destino conhecido como a “Terra do sol poente”. Durante três meses, Roy se preparou para a modalidade realizando aulas de natação com a Windy Prea Kite Life. Logo em seguida, acompanhado pela amiga Natália Chaves, o atleta amador partiu sob duas rodas pela areia rumo a praia de Jericoacoara.
A bicicleta utilizada durante o percurso foi emprestada pelo Sertões Experience, empresa parceira da SAS Brasil que promove expedições de turismo de aventura com veículos off-road, como UTV’s, Motos, Quadriciclos e Caminhonetes 4×4, na região. Para finalizar o desafio, desta vez na companhia da namorada, Mariana Cavichiolo, o paulista apertou o cadarços e partiu rumo a Barrinha de Baixo, local onde a startup social tem uma Unidade de Telemedicina Avançada (UTA) instalada.
Com uma duração de aproximadamente cinco horas, Roy Bento, que nunca havia feito uma prova física como esta, celebrou seu aniversário mostrando a todos o que move sua existência: fazer o bem sem medir esforços. O desafio foi acompanhado pelas redes sociais da instituição, que compartilhou os momentos pré, durante e pós a campanha.
Confira a galeria de imagens do Desafio Presente Solidário Sem Limites
A motivação para a campanha
O paulista e atual morador do Preá conta que a sua história com a organização social foi repleta de muita emoção e mudou o curso de sua vida. “Tive o prazer de fazer minha primeira expedição há 4 anos e, desde aquele dia, minha vida também foi transformada. Mudei de cidade, de trajetória profissional e me vi movido pelos mesmos propósitos que milhares de pessoas que já passaram por aqui”, destacou o atleta amador.
A alegria de Roy ao falar da ação se deve a atuação que a organização social tem em todo o país e, em especial, no Ceará, lugar onde ele passou a morar para acompanhar de perto as ações da instituição. A startup social já atua há dois anos na região e até janeiro de 2023, já realizou mais de 15 mil atendimentos gratuitos em saúde especializada para crianças e adultos.
O paulista ainda conta que a instituição vai muito além do assistencialismo, já que atua para impactar diretamente as filas de espera e demandas reprimidas do SUS para consultas, exames, procedimentos e cirurgias especializadas. Desde 2013, a organização já levou mais de 20 especialidades de saúde para regiões do Brasil onde o acesso a médicos especialistas pode demorar mais de dois anos.