Linha de cuidado da SAS Brasil atendeu, em apenas uma semana, 99 pacientes com exame especializado para a descoberta do Diabetes

A linha de cuidado Visão Integrada de Acesso à Saúde (VIAS), realizou entre os dias 10 e 14 de julho, a coleta de hemoglobina glicada em cinco localidades  do município de Acaraú (CE): Juritianha, Lagoa do Carneiro, Curral Velho, Cauassu e Ilha dos Coqueiros. O exame reflete a glicose dos últimos três meses  do paciente, sendo fundamental para o diagnóstico do diabetes. Durante a ação, 99 pessoas foram  atendidas, dentre elas, oito foram diagnosticadas e encaminhadas para o tratamento adequado.

A enfermeira da SAS Brasil, Andriele Barros, atuante  na linha de frente do projeto no Ceará,  explica que o mapeamento, atendimento e tratamento do Diabetes realizado pela instituição apoiado pela farmacêutica Novo Nordisk, em lugares de alta vulnerabilidade social é de extrema importância.

“O diabetes é uma doença silenciosa, além da dificuldade da descoberta,  a demora no diagnóstico pode favorecer o aparecimento de complicações como cegueira e até levar à morte. Quanto mais cedo o diagnóstico, mais eficiente será o tratamento”, destaca a enfermeira.

A enfermeira explica que dar acesso aos recursos necessários para a  descoberta da doença é essencial, pois o Brasil é o 5º país em incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de doentes na faixa etária entre 20 e 79 anos. A estimativa da incidência da doença em 2030 chega a 21,5 milhões, segundo o  Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF), de 2022. 

Andriele ainda afirma o avanço nos resultados, uma vez que os oito pacientes diagnosticados já realizaram o exame de fundo do olho e passaram por um exame dos pés com anamnese direcionada, processos essenciais para o início imediato do tratamento. “Seguimos otimistas com a continuidade desse projeto”, finaliza a enfermeira ao relembrar os resultados da ação.