Linha de cuidado VIAS: Transformando o Cenário do Diabetes no Brasil

O Diabetes tem se destacado como um desafio significativo de saúde pública em países em desenvolvimento, como o Brasil, representando de 30 a 40% das causas de morbidade entre os adultos. De acordo com o IDF Diabetes Atlas 2021, a prevalência no Brasil é estimada em 10,5%, impulsionada por uma complexa interação de fatores socioeconômicos, demográficos, ambientais e genéticos.

Um estudo conduzido pela Sociedade Brasileira de Diabetes aponta que 50% dos indivíduos diagnosticados com Diabetes Mellitus (DM) desconheciam sua condição. Neste contexto epidemiológico, a linha de cuidado da pessoa com diabetes SAS Brasil, Visão Integrada de Assistência em Saúde (VIAS), foi concebido para proporcionar atendimento especializado integral às pessoas com diabetes, fundamentado na educação em saúde.

Resultado de reuniões interprofissionais, a iniciativa estabeleceu quatro pilares: otimização do tratamento de pacientes já diagnosticados, triagem, identificação e tratamento de novos casos, rastreio de complicações crônicas e educação em saúde de pacientes e profissionais de saúde.

Em 2022, o Projeto VIAS foi implementado nas proximidades das Unidades de Telemedicina Avançadas (UTA) em Cavalcante (Goiás), Santo Amaro (Maranhão), Cruz e Acaraú (Ceará), em colaboração com as prefeituras locais.

O planejamento do atendimento envolve a parceria com prefeituras locais, visando realizar triagens com base no questionário Findrisc. Pessoas com diabetes do município e aquelas identificadas como apresentando risco acima de moderado são convocadas para rastreio de complicações, incluindo coleta de hemoglobina glicada, avaliação dos pés, retinografia e anamnese completa de saúde e sobre o tratamento.

As etapas do Projeto VIAS incluem atividades educacionais para os profissionais locais, promovendo a troca de conhecimento e experiências para proporcionar cuidado adequado à população.

Os seus resultados revelam que, até o momento, mais de 3.000 pessoas foram atendidas e 1000 profissionais capacitados. Surpreendentemente, cerca de 90% das pessoas avaliadas nunca haviam tido seus pés examinados, ressaltando a importância desta avaliação na identificação precoce de complicações.

Os desafios identificados incluem a falta de conscientização e a prevalência oculta do diabetes. Cerca de 80% das pessoas avaliadas nunca haviam realizado o exame de fundo de olho, crucial para evitar a perda de visão decorrente da retinopatia diabética.

Dos participantes do Projeto VIAS, 33% apresentam algum grau de insegurança alimentar, destacando a complexidade do tratamento em um contexto onde a orientação alimentar desempenha um papel fundamental.

A coordenadora do Projeto VIAS, Juliana Nabarrete, destaca a importância de transformar números em análises de impacto, reconhecendo a humanidade por trás de cada dado. A escuta atenta em cada atendimento é crucial para oferecer um cuidado mais humano e especializado, indo além das métricas para compreender as histórias individuais dos pacientes com diabetes.