SAS Brasil estrutura plano de ação para ajudar o estado do Rio Grande do Sul
Intitulada Missão Rio Grande do Sul, a campanha é uma resposta da organização social ao desastre natural que impactou a população da região sul.
(Equipe da UBS Santa Marta prontos para atender a população de Porto Alegre. Foto: Divulgação)
Diante da catástrofe ambiental que reverbera no estado do Rio Grande do Sul, a organização social SAS Brasil traçou um plano de ação estruturado em curto, médio e longo prazo para ajudar a população que está escassa de saúde no momento. A ação intitulada “Missão Rio Grande do Sul” pretende abraçar os moradores dos municípios mais afetados pelas enchentes com teleatendimentos em saúde mental e triagem, compra de insumos (cobertores e outras necessidades), suporte para ao Sistema Único de Saúde (SUS) das regiões atingidas e ações de saúde que possam ajudar a sanar problemas pós enchentes, a exemplo de doenças dermatológicas geradas pelo contato com água contaminada.
A população das cidades Porto Alegre e Canoas está sendo cadastrada e já recebe os serviços de telemedicina em saúde mental e triagem. O município de Canoas é, por exemplo, uma das regiões mais afetadas pelo desastre, das 27 Unidades Básicas de Saúde (UBS) 15 encontram-se submersas e outras estão inacessíveis. Pensando nisso, a Unidade Móvel de Saúde da organização social SAS Brasil, funcionará como ponto de atendimento em saúde, das 9h às 22h, no Shopping Total, na capital Porto Alegre.
A estrutura conta com consultórios médicos e odontológicos, totalmente equipados. Nela, as equipes de saúde do município oferecerão consultas com médicos de família, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas e farmacêuticos. O atendimento é gratuito e não se limita aos moradores de Porto Alegre, sendo aberto a qualquer cidadão que apresente um documento com foto ou os onze dígitos do CPF. Os atendimentos na carreta complementam os serviços da Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Marta e acontecerão pelos próximos 30 dias com possibilidade de prorrogação.
O projeto está na segunda fase. Ao todo, a organização social já realizou doações de água, alimentos e cobertores, que foram transportados na própria unidade móvel de saúde. Seguido de cadastro de pessoas alojadas em abrigos, para consultas psicológicas e triagem. Além disso, a SAS Brasil estará realizando ações de saúde com a população gaúcha até o fim do ano de 2024. Para isso, a unidade móvel de saúde ficará no estado até o final do ano como ponto de apoio aos municípios afetados pelas enchentes.
A Missão Rio Grande do Sul acontece com a união e solidariedade dos parceiros Liberta Investimentos, Digisac, Organon, Roche Farma, Novo Nordisk, Fifi Rally Team + BCJ, HStern, Mercedes Benz Brasil, Sertões, Select Truck, Shopping TOTAL e apoio adicional da Philips Foundation.
Júlia Batista