Compliance em uma Organização social, por que investir?

Já ouviu falar em “compliance”? Esse termo tem se popularizado cada vez mais, e pode ser a chave para a integridade de empresas que atuam com propósito.

Nos últimos meses, o cenário dinâmico das organizações sociais tem balançado opiniões sobre a legalidade e confiabilidade dessas empresas. É por existir tal estigma, que o termo “compliance” popularizou-se. Uma expressão que se refere a um conjunto de normas, políticas, procedimentos e controles internos que garantem o cumprimento de uma organização com todas as leis, regulamentos e normas externas e internas. Ao implementar um programa de compliance, as empresas não apenas protegem-se contra riscos legais, mas também constroem uma base sólida de confiança e integridade.

Traduzido do inglês, “conformidade” refere-se ao cumprimento de um conjunto de políticas, procedimentos, práticas e controles desenvolvidos e implementados. A conformidade, ou compliance, não se limita apenas à adesão às leis, mas também inclui o alinhamento às normas internas, códigos de ética e conduta e melhores práticas estabelecidas pelo setor. Isso significa que o termo abrange diversas áreas, como a ética corporativa, a governança, a prevenção à corrupção e ao suborno, fiscal, tributária, trabalhista, ambiental e segurança da informação.

Implementar um programa de compliance promove uma cultura organizacional ética e transparente, fortalece a reputação da organização, promovendo a confiança entre colaboradores,  parceiros e a sociedade em geral. É o que afirma a administradora e especialista em compliance da SAS Brasil, Márcia Ferro: “Para estar em conformidade com as normas e regulamentações, sejam externas ou internas, uma organização social íntegra atua dentro da legalidade, pautando suas atividades por valores e princípios éticos, buscando sempre priorizar o desenvolvimento sustentável, mitigando riscos e a ocorrência de irregularidades em seus negócios”. A especialista também aborda o modelo ideal de uma organização social. Para Márcia, “uma empresa confiável constrói identidade e propósito, cuida da estratégia de comunicação e posicionamento, construindo uma presença sólida e oferecendo as melhores experiências para as pessoas”.

 

Experiência SAS Brasil

A SAS Brasil, organização social em que a especialista Márcia Ferro atua, possui características especiais. Por ser comprometida com a missão de fornecer serviços de saúde a comunidades remotas, a empresa demonstra um forte sentido de responsabilidade social. Por conta disso, a organização trabalha com clareza e transparência em cada prestação de contas, garantindo que todas as suas operações sejam realizadas dentro dos parâmetros legais e éticos, visíveis aos parceiros, colaboradores, pessoas atendidas e colaboradores. 

O comportamento atencioso e prestativo da SAS Brasil, assegura que todos os participantes estejam alinhados com os valores da instituição e aptos a seguir os padrões de conformidade. Ao longo de 13 anos de atuação, a organização tem solidificado a marca da empresa através de ações de saúde, itinerantes e fixas,  que acolhe pessoas em regiões de difícil acesso à saúde no Brasil.

 

Vale a pena aderir ao compliance?

Adotar o compliance não se trata apenas de um mero requisito burocrático, para cumprir obrigações legais ou mitigar riscos, mas sim de uma estratégia fundamental para o crescimento sustentável de qualquer organização social. As vantagens são amplas e abrangentes, permeando diversos aspectos de uma atuação ética, transparente e confiável, garantindo clareza e rastreabilidade de todas as ações. 

Um programa de compliance bem estruturado implementa medidas eficazes para prevenir e detectar fraudes, desvios de recursos e atos de corrupção, preservando a lisura das operações e a imagem da organização. Ao aderir ao compliance, as redes responsáveis demonstram seu compromisso com a boa governança, o que contribui para a construção de uma imagem sólida e confiável no mercado, minimizando o risco de danos à sua reputação. Além disso, essa cultura evoca o aumento da confiança de colaboradores, doadores e parceiros. Isto é, ao aderir ao compliance, a organização se posiciona como um parceiro confiável, abrindo portas para novas parcerias, projetos e colaborações que contribuem para o propósito social.

Sendo assim, a adesão ao compliance trata-se de um investimento estratégico essencial para o sucesso e a sustentabilidade das organizações sociais, para a construção de uma base sólida de ética, transparência e boa governança, que assegura a conquista da confiança de pessoas engajadas em transformação e impacto social.

 

Julia Batista