No mês de novembro, o cuidado à pessoa com diabetes ganha espaço e me faz recordar o ano de 2020. o auge da pandemia da COVID-19, eu conheci a SAS Brasil. Uma startup social criada por Sabine Bolonhini e Adriana Mallet, duas mulheres incríveis e inspiradoras, com o objetivo de levar o acesso à saúde especializada para quem não tem – o que no Brasil diz respeito a 65.000.000 de pessoas.

Lembro que me encantei por tudo – propósito, missão, pessoas, mas disse que não queria me envolver com atividades além do atendimento nutricional voluntário. No final, de voluntária passei a coordenadora de nutrição e hoje sou coordenadora de projeto e tenho a SAS Brasil como minha principal atividade profissional.

Quando o convite para participar da construção de um projeto voltado ao cuidado das pessoas com diabetes, chegou iniciei uma nova jornada. Logo eu, a nutricionista especialista em pediatria e com atuação em oncologia me vi mergulhando no mundo, até então pouco explorado, da diabetes.

Os números sobre as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) como obesidade, hipertensão e diabetes são responsáveis por mais da metade do total de mortes no Brasil. Em 2019, 54,7% dos óbitos registrados foram causados por DCNTs.

O Diabetes tem sido um importante problema de saúde pública em países em desenvolvimento, como o Brasil, representando de 30 a 40% das causas de morbidade entre os adultos. Um estudo publicado pela Sociedade Brasileira de Diabetes aponta que 50% dos indivíduos diagnosticados com DM sequer sabiam que eram diabéticos. Dados atuais do IDF Diabetes Atlas 2021 – 10th edition, projetam que a prevalência no Brasil é de 10,5%, uma crescente prevalência impulsionada por uma complexa interação de fatores socioeconômicos, demográficos, ambientais e genéticos.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Neste cenário epidemiológico e diante da realidade encontrada na SAS Brasil nas localidades onde atua, o projeto nasceu para levar o atendimento especializado integral às pessoas com diabetes com base na educação em saúde. 

Foram inúmeras reuniões, algumas sextas-feiras de construção multi e interprofissional com endocrinologistas, oftalmologistas, epidemiologistas, dermatologistas, odontologistas e equipe administrativa para montar o protocolo e as ferramentas que contemplassem todas as necessidades do público.

Das reuniões saíram, 4 pilares de apoio do projeto: otimização do tratamento de pacientes já diagnosticados; triagem, identificação e tratamento de novos casos; rastreio de complicações crônicas e educação em saúde de pacientes e profissionais de saúde. Em 2022, o projeto atendeu as populações próximas às nossas Unidades de Telemedicina Avançadas (UTA): Cavalcante em Goiás, Santo Amaro no Maranhão, Cruz e Acaraú no Ceará.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

O planejamento do atendimento acontece junto com a prefeitura local. Pessoas com diabetes do município e aquelas que responderam ao questionário de triagem – o Findrisc – para entender o risco do desenvolvimento de diabetes e apresentarem risco acima de moderado, são convocados para rastreio de complicações através de coleta de hemoglobina glicada, avaliação dos pés, retinografia e anamnese completa de saúde e sobre o tratamento.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Com todas essas informações e resultados as pessoas avaliadas recebem um relatório geral sobre sua saúde, passam por grupos de educação em diabetes e aquelas que necessitarem de acompanhamento específico, irão ser encaminhadas para consultas com especialistas: endocrinologistas, oftalmologistas, nutricionistas, dermatologistas de forma presencial ou no modelo de teleatendimento.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Todas as etapas do projeto, incluem atividades de educação para os profissionais das cidades. Uma troca de conhecimento e experiências, para proporcionar o cuidado adequado para a população.

É um projeto complexo, com muitas frentes de trabalho. Muitos números. 

Hoje alcançamos 1393 pessoas, que realizaram 5856 exames – entre exames de triagem de desenvolvimento da doença e rastreio de complicações.

Quase 90% das pessoas avaliadas nunca tiveram os pés avaliados. A importância desta avaliação consiste em identificar, por exemplo, feridas, a presença de micose ou a sensibilidade dos pé. Uma ferida não tratada por micose, em um paciente com a glicemia descompensada que não tem a sensibilidade normal, pode levar à úlcera, que se não tratada pode ocasionar a amputação.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Das pessoas avaliadas, 80% nunca haviam realizado o exame de fundo de olho, um exame que pode evitar a perda de visão. A retinopatia diabética, uma lesão na retina, é uma complicação decorrente do diabetes, relacionado com o tempo de doenças e falta de um bom manejo glicêmico.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Dos participantes do projeto 33%, apresentam algum grau de insegurança alimentar. Para uma doença, onde a base do tratamento é orientação alimentar, como orientar quem não sabe como será a próxima refeição?

Como coordenadora do projeto, olho para cada número, cada dado, cada KPI e entendo como podemos fazer melhor e levar mais acesso à saúde. Para transformar esses números em análises de impacto, não dá para deixar de lado o que tem atrás de cada um deles: pessoas.

Tenho aprendido com as pessoas que têm diabetes que o cuidado desta patologia vai muito além do que se come, do medicamento que se toma ou da atividade física que realiza. A escuta em cada atendimento, em cada ação de educação, em cada triagem é um passo para um cuidado da saúde mais humano e especialista.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

E no fim, o projeto se resume a pessoas. Pessoas que cuidam e são cuidadas. 

Como diz Patch Adams “Se você tratar uma doença, você ganha ou você perde. Se você tratar uma pessoa, eu garanto você vai ganhar, não importa o resultado”  Vamo que Vamo!

Sobre a autora:

Juliana Nabarrete,

Coordenadora do Projeto de Diabetes da SAS Brasil. Formada em Nutrição pela Universidade São Judas Tadeu, é especialista em nutrição em Pediatria Clínica. Já atuou no acompanhamento ambulatorial, assim como docente em diversas áreas da nutrição. Na SAS Brasil desempenhou atividades como voluntária, coordenadora da nutrição e atualmente comanda o projeto dedicado ao diagnóstico e acompanhamento de pessoas com diabetes.