A startup social SAS Brasil retornou para a cidade goiana após 10 anos levando atendimento gratuito em cinco especialidades de saúde

Paciente mirim participando de aula sobre saúde bucal. Foto: Ana Beatriz Arruda

Há 10 anos, durante o 21º Sertões, o maior rally do mundo, oito amigos se uniram e embarcaram com uma tenda de campanha, dois carros e duas motos para levar adiante o sonho de transformar o acesso ao atendimento especializado no Brasil. Uma das primeiras paradas do grupo aconteceu em Pirenópolis, em Goiás, cidade considerada como o berço da cultura goiana. Uma década depois, entre os dias 4 e 6 de maio, 58 voluntários de 15 cidades diferentes viajaram à cidade que fica a 120 quilômetros da capital para  mais uma expedição. 

Desta vez, trocando a tenda de campanha por uma Unidade Móvel de Saúde, carreta adaptada com consultórios médicos, a caravana itinerante da SAS Brasil realizou em três dias, mais de 8 mil atendimentos, beneficiando mais de 2.000 pessoas e fazendo a doação de 193 óculos. O foco da expedição da SAS Brasil foi na saúde integral das crianças, com cinco especialidades médicas: odontopediatria, oftalmopediatria e cardiologia pediátrica. Para os adultos foram realizados atendimentos nas áreas de cardiologia e neurologia.

 

 

Voluntários de 15 cidades de todo o país participaram da expedição. Foto: Ana Beatriz Arruda

 

 

Confira boletim de dados da Expedição

Os impactos da Expedição vão muito além dos números, por trás de cada atendimento, há um paciente e com cada paciente há uma história transformada. Carlos e Morgana levaram seus quatros filhos para serem atendidos na Expedição Bike, mas a história com a SAS Brasil é antiga. Na primeira ação da startup social, Carlos, um verdadeiro apaixonado pelos Sertões, conheceu a SAS Brasil.  

Ele conta que desde o primeiro momento em que conheceu a instituição se surpreendeu com o trabalho realizado pelas pessoas. Esse cuidado, segundo o próprio Carlos, progrediu ao longo destes 10 anos. “Vejo uma evolução muito grande. A estrutura está maior, a Equipe bem maior, você percebe todo mundo empenhado”,  relata o pai enquanto aguarda seus filhos passarem pelos atendimentos na expedição.

Morgana complementa: “Todos os meus filhos foram muito bem atendidos, foi uma experiência maravilhosa e eu espero que o projeto volte para a nossa cidade. Em outros casos, os atendimentos demoram muito para termos acesso e não tivemos nenhuma dificuldade desde o cadastro até a consulta, foi muito bom para nossa cidade”, finaliza a mãe.

A caravana itinerante da SAS Brasil partiu da cidade no início da semana, mas parte da equipe retornará para a região no início de junho, quando acontecerá a entrega dos óculos doados para os pacientes mirins. Mesmo já rodando e atendendo há quilômetros de distância, a presença da instituição continuará por muito tempo na região. 

Para que a realização da Expedição fosse possível, a startup social contou com o apoio da Love For Life, da farmacêutica Roche, do  Resort Vila Carnaúba, da Óticas Brasil, da Juff SportsWear, da Prime Field e da Accert Transportes, empresas que acreditam na transformação do acesso à saúde no Brasil. Além disso, a ação também contará com suporte do Governo de Goiás e da Prefeitura de Pirenópolis.