Em sua 10ª expedição durante o maior rally do mundo, startup social levará gratuitamente atendimentos de saúde para cinco cidades na rota da prova. Foto: Victória Serrano

Entre os dias 24 de agosto e 10 de setembro, a startup social SAS Brasil, que desde 2013 atua  levando atendimento médico gratuito para regiões carentes de saúde especializada no país e é também a dimensão social do  Sertões, o maior rally do mundo, atravessará o Brasil de sul ao norte oferecendo consultas, exames e procedimentos especializados para crianças e adultos. Em algumas cidades, haverá ainda capacitação para profissionais de saúde locais. Com a ação, a expectativa é beneficiar mais de 16 mil pessoas e zerar as filas de espera do SUS para as especialidades médicas oferecidas.

A edição do Sertões em 2022 será histórica. O ano em que o rally comemora 30 anos de história marca também a 10ª expedição de saúde da SAS Brasil durante a prova e abre o início do calendário de ações do décimo ano da startup social. 

Uma caravana com mais de 200 voluntários, entre estudantes e profissionais da saúde, e três Unidades Móveis de Saúde percorrerá cinco cidades que estão na rota do Sertões: Foz do Iguaçu (PR), Presidente Prudente (SP), Campo Grande (MS), Barra dos Garças (MT) e Salinópolis (PA). Para que a equipe possa se deslocar por mais de 5 mil km no maior rally do mundo, a SAS Brasil contou com o apoio da wemobi, startup de viagens de ônibus que vai transportar os voluntários por todo o percurso da ação.

Nesta edição, o foco da atuação presencial da organização será na saúde infantil, saúde da mulher e educação em saúde. Para crianças, as ações serão focadas nos projetos Ver Magia, que promove atendimento oftalmológico e doação de óculos, no Sorrisaria, que oferece atendimento odontológico e educação em saúde bucal e em ações focadas na saúde mental e nutrição. O Instituto Alok, é parceiro da frente de saúde infantil e destinou 30% dos lucros das vendas do primeiro lote de produtos da linha WAAW para as ações. 

“Queremos promover um atendimento integrado e humanizado às crianças, por isso construímos uma força tarefa com voluntários de diferentes especialidades médicas para solucionar as demandas de saúde das cidades assistidas pela SAS Brasil”, afirma a médica Adriana Mallet, uma das co-fundadoras e CEO da SAS Brasil. Ela ressalta a importância da promoção de ações de saúde para que as crianças possam ter um bom desenvolvimento físico e mental.

Para os adultos, haverá atendimento nas áreas de ginecologia, com foco na prevenção do câncer de colo do útero, inserção de diu e também a realização de exames preventivos e ultrassonografias nas mulheres atendidas. Com uma equipe focada no rastreio e na prevenção do câncer de pele, o projeto de dermatologia, que conta com o apoio da La Roche Posay, realiza procedimentos e pequenas cirurgias de pacientes que aguardam na fila do SUS. Em algumas cidades, haverá ainda a capacitação de profissionais de saúde da região

“A 10ª Expedição Sertões é uma edição histórica e muito importante para a SAS Brasil. Em 2013, éramos apenas 8 amigos, duas caminhonetes e um enorme sonho de transformar o acesso à saúde especializada no Brasil e nem poderíamos imaginar que uma década depois teríamos essa dimensão e impacto”, relembra Sabine Zink, co-fundadora e diretora da SAS Brasil. 

Ao longo de toda história, unindo atendimentos presenciais e remotos, por telemedicina, a SAS Brasil já realizou mais de 180 mil atendimentos médicos especializados, em 350 cidades de 22 estados brasileiros, beneficiando cerca de 290 mil pessoas.

Para realizar toda a ação, a startup social conta com uma estrutura itinerante de três Unidades Móveis de Saúde, carretas equipadas com consultórios especializados para procedimentos odontológicos, clínicos e até pequenas cirurgias ginecológicas e dermatológicas. Dessas, duas estão sendo doadas este ano pela Mercedes-Benz do Brasil com o apoio do Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha, via DEG/KfW, que está contribuindo com 4,5 milhões de Euros para o projeto de oito caminhões da saúde que percorrerão todo o País nos próximos três anos. A organização também conta com equipamentos de ponta doados pela Fundação Philips, que, em conjunto com a Philips Brasil, realizou a capacitação (conhecimento e especialização) dos profissionais de saúde sobre essas soluções.

A Expedição da SAS Brasil no Sertões também tem patrocínio da farmacêutica  Roche Farma Brasil e do Instituto Riachuelo, empresas que acreditam na organização social e investem na promoção do acesso à saúde especializada no Brasil.  

Para que toda essa estrutura pudesse cruzar todo o país, percorrendo mais 5 mil quilômetros, a SAS Brasil contou com um importante apoio dos pilotos do Sertões que participaram do Desafio Competidor Solidário, uma corrida virtual no simulador da Realdrive Tech, empresa de tecnologia apoiadora da ação. A Mitsubishi Motors também somou esforços ao time de patrocinadores da SAS Brasil, que também é composto pela Happy Capital, Reserva, UPL e BRB.

“Apoios e patrocínios são fundamentais para que nossa organização continue trabalhando na missão de transformar o acesso à saúde especializada num país onde mais de 65 milhões de pessoas vivem em regiões sem médicos especialistas”, finaliza Adriana Mallet, CEO da SAS Brasil.

O Sertões 2022

Uma edição histórica! A prova que comemora os 30 anos do Rally dos Sertões também vai homenagear o Bicentenário da Independência. Será o maior rally do mundo em trechos cronometrados; o maior rally de todos os 29 anos da história do Sertões, um tributo ao Brasil! Serão 7.202km, dos quais 4.378km de trechos cronometrados. Um roteiro de 15 dias, que vai cruzar as cinco regiões do país, 8 estados – PR, SP, MS, MT, TO, PI, MA e PA – e 14 cidades.  Largada e chegada acontecem em locais inéditos. Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, abre a competição e mantendo a tradição, a chegada será no mar, em Salinópolis (PA).

A COO do Rally dos Sertões, Leonora Guedes, ressalta a importância da prova para a promoção de ações sociais como as da SAS Brasil. “30 anos de Sertões, mais de 120 cidades percorridas ao longo destes anos. Mais do que levantar poeira, queremos movimentar a economia das cidades e deixar um legado por onde passa: com a SAS Brasil, nossa ação social; com o Sertões Cultural e com parceiros que ajudam a tornar tudo isso uma realidade”, finaliza.

Serviço: 

Ação em Foz do Iguaçu (PR)

Data: 24 e 25 de agosto

Ação em Presidente Prudente  (PE)

Data: 27 e 28 de agosto

Ação em Campo Grande (MS) 

Data: 30 de agosto 

Ação em Barra dos Garças (MT) 

Data: 2 e 3 de setembro 

Ação em Salinópolis (MT) 

Data: 8 e 9  de setembro 

Acesse a programação completa em

https://sasbrasil.org.br/  Instagram: @sasbrasil4x4